05 julho 2007

Segunda, 09 de Julho de 2007, às 21h45, Velha-a-Branca


Resíduos - A matéria-prima do futuro

Professora Doutora Rosário Oliveira
Professora Catedrática da Universidade do Minho e Directora do Departamento de Engenharia Biológica


Assegurar um desenvolvimento sustentado depende de muitos factores, dos quais se podem salientar a racionalização do consumo de combustíveis fósseis e uma gestão integrada dos resíduos.

O aumento mais do que exponencial da população mundial e os hábitos de consumo dos países mais desenvolvidos geraram um dos grandes problemas da actualidade, que se traduz na produção mundial de mais de 4 milhões de toneladas de resíduos urbanos e industriais por dia. É premente desenvolver medidas de prevenção para reduzir tal quantitativo, quer pelos problemas de poluição que lhe estão associados como pela depleção de recursos naturais que lhe está subjacente. No entanto, por muito eficientes que sejam as medidas preventivas nunca se poderá evitar a formação de resíduos, pelo que terão que ser adoptadas medidas para a sua valorização. Reutilizá-los com um mínimo de processamento será a segunda medida ideal, que não é fácil de aplicar à maior parte dos resíduos. [...]


mais informações em:


www.csbraga.blogspot.com


O Café Scientifique é um espaço de discussão informal, de entrada livre, que pretende trazer ao público geral as inovações científicas pela mão dos "experts" na área. Com base no Reino Unido, o Café Scientifique tem filiais em todos os continentes, sendo esta a primeira na Península Ibérica.


Localização - Bar Velha a Branca (clique aqui para consultar o mapa)

Café Scientifique - Braga


Sem comentários: