17 novembro 2007

Convento dos Remédios


Convento dos Remédios - Braga - 1910

"Foi o primeiro convento que se fundou em Braga. «Principiou esta fundação em 1545, concluindo-se em 1549, e efectuou-a D. Frei André da Torquemada, religioso da Terceira Ordem Franciscana, da andaluzia, que faleceu em Braga a 2 de Agosto de 1552 [...] A Egreja dos Remédios foi reedificada e aumentada em 1608, construindo-se a formosa frontaria em1725. [...] Em Junho de 1735 conclui-se o mirante novo, do lado da Rua de São Marcos e Campo dos Remédios [...]» (Cf. Albano Bellino)" in Bilhete Postal Ilustrado e História Urbana de Braga de José Manuel da Silva Passos.


Onde pára este edifício?

Adenda: a resposta aqui.

3 comentários:

César Gomes disse...

O convento dos remédios foi destruido, inicio século XX, para dar lugar ao S. Geraldo, shopping Santa Cruz e Theatro Circo. Penso, não tenho a certeza, que também deu lugar ao edifício dos CTT.

Francisco Rodrigues disse...

É impressionante como se vê edifícios com história a serem demolidos em Braga. Já para não falar das muralhas da cidade, e do Castelo. Pena que hoje em dia não mandem abaixo a aberração do Campo da Vinha.

César Gomes disse...

Francisco Rodrigues,
Completamente de acordo. Existe muito espaço para a cidade crescer, não existe necessidade de destruir o património.
Por mim o campo da vinha, edifício do centro comercial Santa Bárbara e o Shopping Santa Cruz são a vergonha do centro histórico.
O campo da vinha deveria ser reabilitado para acolher as feiras e festividades da cidade, como a feira do artesanato, feira da fruta, festa da cerveja, concertos musicais, teatro de rua, os vários encontros e desfiles que se realizam na cidade, entre outras actividades de praça. podia ser como uma famosa praça em Munique (Viktualienmarkt).
Mas não, fez-se o que tipicamente os esfomeados por dinheiro rápido fazem.