31 janeiro 2008

Gravado a ferros no DNA

"O Braga na Europa - Sonhos de Futebol" por Luís Freitas Lobo.

Um depoimento imperdível do neto de Celestino Lobo, fundador do Sporting Clube de Braga.

30 janeiro 2008

Prémio

O escritor José Luís Peixoto venceu por unanimidade o Prémio Daniel Faria 2008. O júri, constituído por Francisco José Viegas, Jorge Reis-Sá, Tito Couto e Vera Vouga, atribuiu o prémio ao original Gaveta de Papéis, a concurso sob o pseudónimo de André Serrano.


O livro será publicado em Março nas Quasi Edições, estando prevista a apresentação para o dia 21 desse mês, Dia Mundial da Poesia, em Penafiel, cuja autarquia patrocina o prémio.

José Luís Peixoto é um dos nomes mais importantes da nova geração de escritores portugueses. A sua obra narrativa encontra-se traduzida em vários idiomas e a sua poesia recebeu os maiores elogios do público e da crítica. O livro de poemas A Criança em Ruínas, publicado nas Quasi Edições em 2001, teve já sete edições, tendo vendido mais de 10 000 exemplares, caso raro, senão inédito, no panorama da edição de poesia em Portugal. in quasi edições

29 janeiro 2008

Injusto

Scolari voltou a surpreender na convocatória para o jogo particular com a selecção campeã do mundo, a Itália. Decidiu chamar 3 guarda-redes: Ricardo, Quim e Rui Patrício. A sua teimosia provavelmente insistirá em Ricardo, mesmo estando o Quim em muito melhor forma. Quanto ao facto de convocar um guardião jovem, estou de acordo. Contudo, o Rui Patrício está a anos-luz da qualidade que tem demonstrado o Eduardo. Este ultimo, foi nomeado para a defesa da semana no programa Eurogoals, da Eurosport. Não só por isto, mas por tudo o que o Eduardo tem crescido nos últimos anos, merecia ser ele o escolhido. Mas, existe um pequeno pormenor: um defende as redes do Sporting, o outro é jogador do Braga e está emprestado ao Vitória de Setúbal.

28 janeiro 2008

Finalmente!


A ligação ferroviária em toda a extensão da Linha do Tua, entre Mirandela e o Tua, é hoje restabelecida quase um ano depois do acidente em que morreram três pessoas. A partir de hoje os passageiros deixarão de fazer de táxi o percurso entre Brunheda e a Linha do Douro, e passam a contar com quatro viagens (ida e volta).
A partida do primeiro comboio está marcada para as 10h00 em Mirandela com chegada prevista ao Tua duas horas depois. Este será o primeiro comboio a fazer todo o percurso, com cerca de 60 quilómetros, desde o acidente de 12 de Fevereiro do ano passado, quando um desabamento de pedras sobre a linha fez descarrilar uma carruagem do Metro de Mirandela. O percurso entre Mirandela e o Tua vai agora demorar mais meia hora do que antes do acidente porque a circulação tem de ser feita com marcha à vista na maior parte de percurso. A condição de restringir a velocidade, por forma ao maquinista ter condições de detectar eventuais obstáculos e travar atempadamente foi imposta pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. [...] in RTP

27 janeiro 2008

Café Blogue

Urbanismo e Saúde Mental


2ª Feira, 28 de Janeiro de 2008, 21h30
Estaleiro Cultural Velha-a-Branca




Conversas Improváveis no Café Blogue, uma iniciativa promovida pelos blogues Avenida Central, Colina Sagrada, Disputa, Fontes do Ídolo, Mal Maior e Mesa da Ciência. Porque a discussão virtual não tem a alma da conversa viva em que o pulsar das ideias se sente no vigor das palavras entoadas e dos argumentos cruzados, os blogues minhotos descem à cidade para Conversas Improváveis em que se propõem conjugar temas tantas vezes desencontrados. Ao longo de seis meses, sempre na última Segunda-Feira de cada mês, pelas 21.30, três bloggers conversam com duas personalidades de áreas (mais ou) menos interligadas no quotidiano dos dias. As Conversas Improváveis do Café Blogue alternarão entre a Velha a Branca e o Espaço Pedro Remy.

26 janeiro 2008

Milésimo!

Este é o milésimo post do Mesa da Ciência. Que venham os próximos 1000!

Enjoy the silence



Rock Am Ring
Alemanha 06-04-2006

25 janeiro 2008

Final Feminina


Joga-se mais logo, às 2h30 (madrugada de 6ª para Sábado) a final do Open da Austrália. Estas jovens disputarão o troféu, com transmissão em directo na EuroSport.

24 janeiro 2008

O que bebem os anjos?

A resposta está na Ciência da Culinária. Para aqueles que não acreditam em anjos...

A Luta Continua


Os homens da luta desta vez foram aos tribunais portugueses, passaram na Casa Branca, fizeram a Luta no Parlamento Europeu e por fim em Moscovo. Não esqueceram o mudasti, que esta semana é a rasgar:

"O poder é a pior coisa que há. Eu sou geneticamente contra o poder, seja ele de quem for. [...] No dia em que algum amigo meu lá chegar, eu passo para a oposição, ou deixo de ser amigo dele." (Paulo Portas)

As voltas que este mundo dá.

23 janeiro 2008

Saúde

Mais um caso que tem que ser investigado, a bem da verdade.

22 janeiro 2008

Conversas Improváveis

A primeira Conversa Improvável terá lugar no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 21.30, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, com um diálogo entre o Urbanismo e a Saúde Mental. Os convidados são Miguel Bandeira, Professor de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e João Bessa, Médico Interno de Psiquiatria e docente da Escola de Ciências da Saúde da mesma universidade.

Para receber todas as informações sobre o Café Blogue no seu e-mail, envie uma mensagem com o assunto "subscrever" para cafeblogue@gmail.com. Poderá consultar todas as informações adicionais em http://cafeblogue.blogspot.com.



[Conversas Improváveis no Diário do Minho]

21 janeiro 2008

ABCiência

Vi há pouco na RTPN a repetição do 1º programa ABCiência, um magazine que pretende demonstrar aos mais jovens, que a ciência é divertida e para toda a família. Não é um formato novo na televisão portuguesa, contudo agrada-me ver que é transmitido em horários aceitáveis e repete várias vezes, nos diferentes canais da RTP. Contudo, parece-me que em cada programa deveriam demonstrar menos coisas, mas com mais rigor nas explicações científicas e de uma forma um pouco mais calma. Uma ferramenta que completa o programa é o respectivo site. É, sem dúvida, uma lufada de ar fresco no panorama televisivo nacional.


[Calendário de repetições da 1ª emissão, via RTP]

Estádio 1º de Maio


Este post fala sobre a possibilidade de o Estádio 1º de Maio "alojar" uma equipa de râguebi, entre outros desportos e colectividades, bem como o aproveitamento de toda a zona envolvente, na qual se inclui, o actualmente abandonado, Parque da Ponte.

20 janeiro 2008

Braga fora da Taça de Portugal

Pelo que ouvi no relato da rádio Antena Minho, a eliminação do Sporting Clube de Braga tem, além de uma bola de Paulo Jorge na trave, o dedo altamente caseiro do árbitro João Ferreira. Este senhor desde o célebre Braga 3 Benfica 2 mantém o nível anti-Braga. De qualquer modo, esta competição deveria sofrer algumas alterações. Para começar, a final por muita mística que tenha, não faz sentido que seja no Estádio do Jamor uma vez que este não tem condições comparativamente com os "estádios do euro". Depois, as meias finais deveriam ser jogadas em duas mãos, ou quando muito em uma mão mas em campo neutro. Tornaria a competição mais verdadeira. Parabéns a todas as equipas que passaram à próxima fase. O Braga, está em crise.

19 janeiro 2008

Dois Colossos




Korn - 27 de Fevereiro
The Cure - 08 de Março
Pavilhão Atlântico - Lisboa

Noite Eterna

O título do novo disco dos MOONSPELL será NIGHT ETERNAL. As gravações já decorrem na Dinamarca com o produtor Tue Madsen, nos estúdios Antfarm onde a banda gravou o seu último trabalho, UNDER SATANÆ (12º no top nacional aquando da sua saída). A banda já revelou alguns dos títulos que irão constar deste disco: Shadow sun, Night Eternal, At tragic heights, Scorpion flower, entre outros, bem como algo do conceito base deste disco. NIGHT ETERNAL, noite eterna em Português, tem uma forte componente pagã e lida, poeticamente, com o desgaste e enfraquecimento da Terra; como a sua energia e vitalidade tem sido violada e como será dura a sua vingança. Apresenta, neste sentido, uma espécie de homenagem às forças e charmes femininos da Natureza demonstrando respeito mas também adoração e angústia. A linha musical do precedente Memorial será levada ainda mais longe e NIGHT ETERNAL foi descrito pelo vocalista Fernando Ribeiro como “um disco portentoso, que tenta ultrapassar os seus anteriores em termos de emoção, sensibilidade e força. Tem músicas porventura mais melódicas e atmosféricas que o Memorial mas do outro lado alinham-se canções que arrebatam pelo seu poder e pureza. É um disco evoluído, com as ideias muito próprias que temos e que fazemos do nosso estilo de música. Tem novidades como o uso de coros femininos, mas é um disco que também continua muita coisa.”

O álbum sairá em Maio próximo mas ainda não tem uma data específica. Entretanto, os fãs podem acompanhar um diário de estúdio online em moonspell.com e myspace.com/moonspell. A banda pretende ainda fazer uma escuta prévia do disco no myspace e site um mês antes do seu lançamento.

A banda já tem actuações confirmadas em festivais de Verão por toda a Europa que podem ser consultadas no site. Depois do Verão terá lugar uma tour nos EUA e um regresso aos palcos Europeus. Nada foi confirmado ainda para o nosso país. in moonspell.com

87


Via SCBraga
O Sporting Clube de Braga comemora hoje 87 anos de existência. O programa é o do costume.

18 janeiro 2008

Na Escuridão

Este ringue fica entre a Escola Primária do Bairro Duarte Pacheco e o Jardim Escola S. João de Deus, bem como muito próximo da Residência Universitária de Santa Tecla. Mesmo assim, não tem um único poste de iluminação pública: os dois que lá existem, estão no recreio da escola do Bairro. O único acesso a este espaço é um caminho íngreme, de terra e pedra, todo esburacado. Assim está, completamente abandonado, deserto e na escuridão, desde a sua construção, há sensivelmente 13 anos atrás. Alguma coisa tem que mudar: ou se reabilita o ringue ou pensa-se numa alternativa. Poderia ser um pavilhão, ou um cybercentro com um pequeno auditório e uma biblioteca......

De meter medo!!


28 de Setembro de 1991
Moscovo - Rússia


Uma banda americana actua perante milhares de russos em plena loucura, na altura da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

17 janeiro 2008

Tragédia anunciada

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, admitiu hoje que a construção da Barragem projectada para o rio Tua poderá levar ao encerramento da linha ferroviária que serve aquela região.
O concurso para a construção da barragem, projectada para a zona onde o Tua desagua no rio Douro, está prestes a ser lançado e os estudos prévios já foram alvo de discussão pública.
Esses estudos confirmam que, independentemente da cota que vier a ser decidida depois de feita a avaliação ambiental, os últimos quilómetros da linha do Tua ficarão submersos. [...] in público


Num país desenvolvido, que tivesse a consciência do seu potencial turístico, além de Lisboa Porto e Algarve, este tipo de catástrofe irreversível não aconteceria. Nunca.

Ainda na idade da pedra

Novos cartões de sócio dão dores de cabeça


Apresentado como sendo um cartão que traria múltiplas vantagens aos associados do Braga, a realidade, pelo menos para uma parte dos titulares, tem sido complicada e motivado alguma impaciência, designadamente no momento de acesso às bancadas do Estádio AXA. É que em pelo menos meia centena deles - número avançado pela EMPIS, empresa que fez o novo cartão - têm-se verificado anomalias na leitura óptica do código de barras no torniquete o que, não só atrasa o andar das filas, como as faz aumentar, levando a que os seguranças da 2045 tenham, já por várias vezes, passado o cartão que detêm para minimizar o problema. De resto, e ainda segundo a EMPIS, há cerca de 11 mil cartões emitidos - para um total de 16 mil previstos - desconhecendo-se se as anomalias vão continuar a surgir na hora de os sócios entrarem no AXA. in O Jogo


Tanto que a emissão destes cartões foi adiada que deu asneira. Será que a culpa disto também é dos bracarenses? Em vez de o estádio ser mudado para Barcelos ou Guimarães, qualquer dia ainda lhes temos que lhes pedir emprestados os cartões de sócio.

Adenda: no entanto, nem tudo é mau, nos negócios de jogadores continuamos na linha da frente.

16 janeiro 2008

Promete



Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra
Dia 25 de Janeiro de 2008 - Coliseu do Porto


Plateia em Pé 27,00€
Tribuna 30,00€
Galeria/Geral 27,00€

O berdadeiro

Vejam este fantástico repórter da Guimarães TV ;)

via disputa

15 janeiro 2008

A "superioridade" humana.

"A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO PODE SER JULGADA PELO MODO QUE SEUS ANIMAIS SÃO TRATADOS". Mahatma Gandhi

A grandeza das pessoas pode ser mostrada de muitas formas: humanidade, solidariedade, respeito pelos outros e, como diria Gandhi, pelo modo como tratam os animais.
Neste momento, em Braga, existe um professor que tem cerca de cinco cães. Não é nada de anormal e até seria uma pessoa louvável. Se não tratasse os animais do modo como os trata.
Neste momento são cinco, que vivem na sua propriedade, maltratados, sem carinho e, como seria de esperar, com uma agressividade latente que incomoda e impressiona vizinhos e quem por lá passa.
Fotografias ainda não tenho. Mas mal as tenha, prometo "pôr a boca no trombone". E identificar-me. Bem identificado. E, quem sabe, identificar essa mesma pessoa.

Broncos



Antigamente, situações como esta aconteciam algumas vezes na RTP, quando havia desfasamento no tempo de início dos directos entre a RTP1 e a RTPi. Normalmente, esta última, começava mais cedo, mas os comentadores esqueciam-se e diziam coisas que não deviam ao vivo e em bom som. Desta vez aconteceu aos meninos da TVI: o canal web que transmite os jogos abriu o sinal mais cedo. Eles, que vão a Guimarães fazer o jogo Vitória - Benfica, que se cuidem... para a próxima estão caladinhos.

Outras Mesas


"O que nasce torto...", por Pedro Morgado, no Avenida Central.

Um post ainda sobre a vergonha que é todo o processo da repavimentação da variante sul. Desde o início que este executivo camarário tenta fazer os bracarenses de otários. Basta olhar para a imagem...

14 janeiro 2008

Industrial Metal Machine

Incoerência

O governo aprovou a construção de um novo tribunal em Cabeceiras de Basto... mas esta comarca será para extinguir. Em que ficamos?

A Língua Portuguesa é muito traiçoeira

Viarco


São a única fábrica de lápis na Península Ibérica, apostam na inovação mas nunca descuidam a tradição. Futuramente abrirão as portas das instalações onde são fabricados os lápis que marcam várias gerações de portugueses.

Via Viarco

13 janeiro 2008

Já não há tinta branca?

Sempre que tenho que fazer a minha penosa viagem para Santarém, opto por sair da cidade pela variante sul, a que passa pelo (antigo) Carrefour. Hoje, como não foi excepção por lá passei outra vez e mais uma ez constatei que para alcatroar uma estrada, rapidamente se faz (vá lá... 1 mês para tudo). Mas porque razão se demora tanto tempo a colocar as marcações na estrada? Aquilo está um perigo! Há condutores que se regem pelas três faixas antigas e há outros que se regem por duas e o resultado é uma fluidez de trânsito caótica!

Coincidência II

Ghostsong



Ghostsong

Outside the mythic Rains
let us know we are not insane
blood debts still to be paid
(instead) we celebrate the Stranger

Inside the mythic Pains are played
blood doubts are asked again
beware the answers you can not tame
(might) take you too far away

Say what you are
Come here to haunt you
Say what you will
I am going haunt you
And protect you
I am going hurt you

And if we survive this dawn
we wish we'd see the Day
die to comeback a single time
that face in the window
is never the same

Say what you are
Come here to haunt you
Say what you will
I am going haunt you
And protect you
I am going hurt you

XIII/XII/MMVII

12 janeiro 2008

Green Award


Via Ainda Há Pastores?

Sempre acreditei na qualidade deste documentário. Ganharam o prémio dos prémios.

Música e literatura fantástica


Aconselho vivamente a leitura deste belo artigo, que desenha a muita influência que a música procura em grandes nomes da literatura. O autor do artigo, Fernando Ribeiro, deixa também um excerto da tradução da obra I am a legend, de Richard Matheson, que está a efectuar a pedido da editora Saída de Emergência.

Corridos ao banano



Além de maltratarem os animais, ainda fazem destas cenas. O pior espectáculo do mundo.

Coincidência

Ano após ano, neva na Feira do Fumeiro de Montalegre. Até parece que têm uma boa cunha para o São Pedro. E Miguel Torga foi por lá perpetuado.

Margem Sul!!! Jamé...

A rádio comercial fez uma música sobre a questão do novo aeroporto de Lisboa... Sim, apesar de pagarmos todos e eu considerar que é uma obra nacional toda a gente fala do aeroporto de Lisboa...

10 janeiro 2008

Sem Limite


Pudong, Xangai - China

Hangzhou Bay Bridge - China
36 km de ponte.


A China continua com obras impensáveis que reinventam a engenharia civil. Preparam em Podong aquele que será provavelmente o centro financeiro do mundo, bem como a Expo 2010 em Xangai.

09 janeiro 2008

"Falar pelos cotovelos"

"Nuno Gomes continua a afirmar-se com regularidade como o último futebolista português capaz de pensar e dizer o que pensa. Nesta semana, fez uma observação cristalina e arrasadora para a política de contratações do seu próprio clube, servindo-se de um exemplo simples. Segundo ele, Lisandro Lopez, o melhor avançado da Liga, nunca teria sido capaz de singrar no Benfica porque o clube haveria de se ter fartado dele, por falta de tempo para esperar pela adaptação dos múltiplos jogadores que contrata todos os anos."

in Correio da Manhã

Espectacular. Depois de uma semana de instabilidade no Benfica, nada melhor do que um dos seus capitães dizer as verdades todas.

Esta declaração fez-me lembrar uma outra, dita pelo mesmo atleta no princípio da época, que antecedeu, e provavelmente ditou, a saída de Fernando Santos.

O melhor é que não me parece que ele vá parar...

Eu digo o que penso, mas não penso o que digo.

12 meses

Dou toda a razão aos Portugueses que se queixam do ordenado mínimo. É uma tristeza absoluta. Mas gostaria que quando comparassem ordenados mínimos entre Portugal e o estrangeiro o façam contando com o dinheiro dos 14 meses a que têm direito. Porque em quase todos os países do resto da Europa as pessoas só são pagas 12 vezes. Quando quiserem fazer uma comparação entre ordenado mínimo mensal multipliquem por 14 e dividam por 12. A diferença é pouca mas é no mínimo justa. Não faz sentido andar a comparar alhos com bugalhos!

Ideia de Jumento

O limite máximo de circulação nas localidades vai ser reduzido para 30 quilómetros por hora. Este é um dos objectivos da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária para os centros urbanos. in RTP

Sinceramente não consigo perceber esta medida. Os carros hoje em dia estão cada vez mais potentes, mas também mais seguros. Um condutor que queira atravessar uma cidade como o Porto, ou Braga, cumprirá a penitência da tartaruga, lentamente, entre as lombas e semáforos prometidos. Surge o problema ambiental: um carro para andar a 30 Km/h, vai no máximo em 2ª velocidade, logo, o motor aumenta bastante a rotação porque se for em 3ª, o mais provável é que "morra". Os percursos são mais demorados, os motores esforçam-se mais, as emissões de azoto e dióxido de carbono aumentarão exponencialmente. Teremos centros urbanos mais respiráveis. Claro que numa região de caos urbanístico como o Minho, é difícil definir o que são centros urbanos...
Quer-me parecer que estamos numa moda, à mais nítida maneira lusa, de proibir e castigar a torto e a direito, mas sempre no uso de leis com grandes cargas emocionais: no tabaco aqui podes fumar porque há exaustor, os metros quadrados e tal.... nas cidades diminui-se o limite para 30km/h para os kankkunens poderem andar a 60 ou 70, porque com o limite nos 50 eles andam a 80 ou 90 km/h. É que um português, mesmo com carta de condução europeia, com um volante nas mãos torna-se um bicho perigoso, uma máquina de guerra [que odeia os maus transportes públicos que o país lhe oferece fora do Porto e Lisboa, sem ironia] - se é impossível domesticás-lo, há que o enganar.... e punir, isso é sagrado.

08 janeiro 2008

Regresso da Ciência da Culinária!

Após um intervalo de mais de um mês, a Ciência da Culinária volta com a apresentação de um tema de peso, doce, que fascina qualquer um de nós. O que é? Basta visitar para saber!

05 janeiro 2008

Manifest


Manifest - Sepultura

Friday, October 2nd, 1992
Chaos has descended in "Carandiru", the biggest penitentiry complex in South America
Over a hundred inmates dead and hundreds injured on the massacre
The police arrived with helicopters and over two hundred armed forces

They took the jailblock called "Pavilhao Nove" and opened fire on the inmates
in a holocaust, method of annihilation.
The government of the city of São
Paulo cannot control the brutality of its police

Holocaust, Body piles
Confrontation, Mutilation
Discipline, Ignorance
Conflagration, Torture

Over eighty percent of the inmates were not sentenced yet.
The bodies were
filled with bullets and bites from the police dogs
The police try to hide the massacre saying there were only eight deaths
The violence of Brasilian cops is very well known outside of Brasil.
This
kind of extermination is a method that they use to get rid of the
overpopulation in the jails
The violence of the cops left the whole pavillion destroyed after the rebellion
"Pavilhao Nove" (Pavilhao 9)

Visionários


Há analistas políticos que prevêem para breve uma reforma no governo. Os fortes candidatos aos patins são o ministro da saúde e a ministra da educação. Mas o ideal seria o primeiro ministro acompanhá-los, nem que fosse de trotinete. Isto de ter ditaduras disfarçadas de democracia de 4 em 4 anos [quando eles não fogem], não é saudável.

Universidade Independente

Vinho dos Mortos

Armindo Pereira faz uma cova na adega para enterrar um dos mais preciosos tesouros de Boticas: o vinho dos mortos. O nome pode até parecer mórbido mas é uma marca da história do concelho.
Segundo o produtor, surgiu durante o período das invasões francesas (1807). Os invasores pilhavam tudo o que viam e os habitantes do concelho decidiram enterrar o vinho nas adegas. Quando o desenterraram, perceberam que “tinha um gás natural que era muito apetitoso”.
Armindo Pereira não sabe explicar o porquê desse gás. Só sabe que as garrafas têm de ficar debaixo de saibro, nas adegas, de meio a um ano, como manda a tradição de há dois séculos.
Por ano, Armindo Pereira enterra entre 1000 a 2000 mil garrafas, consoante a colheita.
Para ele não se trata de um negócio e sim de prazer. Como acontece quando descobre um tesouro, que é quem diz uma garrafa, que julgava que já tinha desenterrado.
“É um vinho muito levezinho, o pessoal gosta dele no Verão, principalmente”, diz orgulhoso, depois de provar a pinga.
Armindo Pereira seguiu a tradição dos pais e avós. Hoje, é das poucas pessoas em Boticas que ainda produz o vinho dos mortos. Será que este palhete, com cerca de 12 graus, vai deixar de jorrar nos copos dos amantes deste néctar?
“Enquanto for vivo, esta tradição não acaba. Eu penso que os meus filhos vão continuar, até porque já estão a aprender”.
Ao mesmo tempo, a Câmara de Boticas está a construir o Repositório do Vinho dos Mortos. Um museu vivo que pretende manter viva a tradição, que alegra a alma dos transmontanos, como Armindo Pereira. in sic


Adenda: mais detalhes aqui.

Era um destes...



Styled by Pininfarina, the body was a completely new, all-steel monocoque affair which bore more than a passing resemblance to the 3-series BMW's of the time. The design was based upon Peugeot's 'VSS' prototype safety vehicle, which had begun life as a study into improving car safety. Thus, the car had bolt-on front wings, deformable end structures (or 'Crumple Zones'), reinforced doors and a protected fuel tank.
Despite the modern design and new safety features, the 305 was still rather traditional in other senses. It had the standard 'three-box' shape, with a separate boot instead of a hatchback; which was becoming more popular with other car manufacturers. This made the 305 an interesting blend of old and new. in peugeot305.co.uk

04 janeiro 2008

Incidentes


Já é o segundo episódio de polémica que envolve, embora desta vez indirectamente, o futebolista português Miguel. Na primeira vez, afirmou categórica e publicamente que gosta de sair à noite durante a semana - treinador e colegas defenderam-no. Desta vez, no seu aniversário, Manuel Fernandes passa a noite na prisão.


El portugués Manuel Fernandes fue detenido y pasó la noche del miércoles en el calabozo después de protagonizar varios incidentes en una discoteca de Valencia mientras celebraban el cumpleaños de Miguel, que también se vio involucrado en el incidente aunque no fue detenido. Según explicó Miguel en la ciudad deportiva, los hechos sucedieron cuando una persona les acusó de haberle robado el reloj, lo que provocó que la seguridad del local llamara a la Policía y se llevaran a comisaría a Manuel Fernandes y al hermano del propio Miguel.
El lateral derecho explicó que él no fue trasladado a comisaría porque se negó a abandonar el local sin la presencia de su abogado, y que posteriormente se traslado a la comisaría para interceder por su hermano y su compañero aunque sin éxito, por lo que éstos han pasado la noche en las dependencias policiales. Ambos se encuentran todavía en comisaría y esta previsto que a primera hora de la tarde pasen a disposición judicial. in marca

Cancelado!


A organização da prova decidiu anular a 30ª edição do mais famoso rali do Mundo por razões de segurança. O assassinato de quatro turistas franceses na Mauritânia, na madrugada de 24 de Dezembro, esteve na origem da decisão da organização. Já ontem o governo francês havia deixado a indicação que a Mauritânia não é um destino seguro tendo mesmo aconselhado os seus cidadãos a não rumarem à Mauritânia. A prova iniciava-se este sábado e terminaria dia 20 no Lago Rosa em Dakar. in RTP


Os municípios do Algarve, bem como os empreendimentos turísticos daquela zona, em época baixa, vão ressentir-se profundamente desta decisão. Há que negociar com a organização os retornos, se os houver. Venceu o terrorismo.

03 janeiro 2008

A solução

Como combater o êxodo rural, a população excessiva no litoral e o abandono do sector primário?

Resposta Sócrates - tiram-se as urgências das merdalejas e muda-se tudo para os aglomerados urbanos.

Sou eu que sou burro ou é o Sócrates que é inteligente?

O pior Português do ano - Vanessa Fernandes

No blog "Jansenista". Uma outra maneira de ver as coisas!

02 janeiro 2008

Delimitar as vias? Para quê?

No dia em que se anuncia a estatística relativa a acidentes rodoviários em Portugal e se anunciam cerca de 1080 mortos na estrada, durante o ano de 2007, deparo-me com 2 acidentes (por volta das 19 horas) na Avenida Dr. Francisco Salgado Zenha. Esta Avenida liga o Carrefour (futuro Continente) ao Feira Nova.

Podem pensar que são muitos acidentes para uma rua só, mas não são!!! Pelo contrário!

Atendendo que grande parte da avenida ficou sem linhas a demarcar as vias desde que foi repavimentanda, até acho pouco. Para quem conhece o lugar continua a respeitar o sistema do passado onde lá existiam 3 vias, no entanto, alguns condutores, desconhecendo o sistema, circulam na via como se ela apenas tivesse 2 vias. Conclusão uma confusão em hora de ponta, onde os condutores acabam por ficar perdidos e a saltar entre os dois sistemas...

01 janeiro 2008

Pitões das Júnias









Ponte da Mizarela





A Ponte da Mizarela é um monumento, a vários títulos, notável: é uma obra de arrojada arquitectura romana, de grande beleza; está bem enquadrada na paisagem; tem um só arco, mas de extraordinária elegância; ocupa um lugar, com alguma importância, na história de Portugal, pois foi lá que o exército francês da segunda invasão, comandado por Soult, numa hábil manobra reveladora do génio militar do Duque da Dalmácia, conseguiu escapar à perseguição que lhe moviam os exércitos português e inglês. A maior parte das baixas sofridas pelos franceses na sua retirada foram provocadas pela resistência do povo de Barroso; e, por fim, pela lenda que lhe está associada. A lenda da Ponte da Mizarela conta que ao Diabo se deve a sua origem.
Então é assim:
Um criminoso, acossado pelas autoridades, ao chegar à margem do Rio Rebagão (ou Rabagão como se diz) apercebeu-se que tinha pela frente uma barreira intransponível. Em desespero de causa invocou o Diabo, que de pronto apareceu. O fugitivo pediu-lhe para o passar para a outra margem em troca da sua alma. Então ouviu-se o ribombar dum trovão e uma voz que lhe dizia para passar sem olhar para trás. De súbito, o Diabo levantou a ponte para lhe dar passagem. O criminoso, mal terminou a travessia, ouviu a ponte desmoronar-se. Tudo se manteve em segredo até que o criminoso, sentindo a morte chegar, se quis confessar para revelar este facto ao padre.
O padre pôs-se a cogitar para encontrar a maneira de proceder para enganar o Diabo. Disfarçou-se, foi para o local chamado Penedo do Púlpito e fez a invocação do Diabo, a quem pediu para o passar para a outra margem em troca da alma. A cena repetiu-se. Lá se ouviu a voz a dizer para passar sem olhar para trás e, simultaneamente, dá-se o aparecimento da ponte. O padre inicia a travessia, mas a meio lança para a ponte a água benta que trazia escondida, faz o sinal da cruz e pronuncia a oração do exorcismo. Do Diabo só ficou o cheiro a pez e a enxofre. A ponte lá ficou até aos dias de hoje.

A par desta lenda há outra que diz que as mulheres que não conseguem levar a gravidez a bom termo, dirigem-se para a ponte e esperam que passe o primeiro homem e pedem-lhe para batizar o feto que trazem no ventre. Havendo sucesso na gravidez, se nascer rapaz chamar-se-á Gervázio, se for rapariga terá o nome de Senhorinha. in turibarroso

Roubo

Pagar 4.70 euros de portagem de Braga ao Arco de Baúlhe ainda não chega (são apenas 56,7 Km). Há que aumentar este preço 2,7%. Um feudo demasiado elevado para a interioridade. Façam uma ligação ferroviária entre Braga e Guimarães com urgência, para fazer concorrência a este monopólio absurdo.

Cruzada Anti-“fazerem-nos de estúpidos”

O governo de Sócrates é fenomenal. Décadas de estudos na área da Saúde Pública indicaram unanimemente que a distribuição de unidades de saúde pela população traz benefícios 1) aos utentes porque têm maior qualidade de vida e uma esperança média de vida mais longa e 2) ao estado porque poupa nos graves danos causados pela falta de cuidados médicos imediatos e no transporte desses doentes. Mas o ministro da Saúde Correia Campos vem dizer que afinal tudo isso é mentira - que quanto mais longe um doente estiver de um hospital, mais probabilidades tem de viver.

Décadas de esforço na Saúde Pública deitadas ao lixo, afinal bastava perguntar ao Correia Campos!

Se querem reduzir o défice à custa da saúde digam-no, não nos façam de burros!

PS - recomendo uma visita ao blogue a culpa é do médico para ler outro esforço na mesma cruzada.

Papel da televisão na passagem de ano...

Vivemos uma época festiva que tradicionalmente é passada em família. Ainda me lembro das passagens de ano passadas em torno da mesa a conversar, jogar loto, dominó, discutir futebol, política... Tudo isto em família...

Hoje as televisões mudaram completamente o panorama festivo. Concursos que decorreram ao longo do ano: "Familia(s) superstar", "casamentos de sonho", "big brothers", ..., apoderam-se do horário nobre e anunciam o vencedor final, minutos depois da meia noite. Nos lares portugueses, as costas viram-se para a mesa e o olhar foca-se na televisão... As conversas acesas do passado são agora interrompidas por um pedido de diminuição de tom para se poder ouvir o "Castelo Branco" na televisão (Não não, infelizmente não era o Camilo). Em alguns casos, várias televisões são precisas porque cada um acompanha um programa diferente. Dão as doze badaladas e, as doze uvas com os doze desejos, dão agora lugar a uma corrida até à televisão mais próxima para ver quem ganhou este ou aquele concurso que acompanhamos nos últimos meses...

Sem nos apercebermos, a televisão, aos poucos e poucos, vai roubando os poucos momentos que restam da convivência familiar, numa sociedade cada vez mais pressionada pelo relógio e pelos compromissos de agenda...