11 março 2006

Medidas de Direita

Olá pessoal!

Já tinham saudades minhas?

Desde já queria as boas vindas ao Nuno Araujo, que tem sido bastante participativo. Um abraço Nuno.

Hoje acordei com vontade de mudar algo na minha vida. Assim, a primeira medida a tomar será tentar participar um pouco mais neste blog, já considerado, por alguns, como o blog do Chico, dado que, durante algum tempo, só ele aqui se pronunciou.

Bem, mas isso faz parte do passado.

Vocês hoje viram as notícias de que nos chegaram de França? O governo irá aprovar uma lei que possibilita a qualquer patrão despedir qualquer seu empregado durante os dois primeiros anos de trabalho, sem que tenha alguma razão para tal Mas que raio de ideia é esta? Já pensaram nas consequências sociais de tais medidas. Já se pensou nos potenciais abusos que os trabalhadores irão sofrer por parte dos seus patrões? Será que irão aceitar salários mais baixos, dado o medo de serem despedidos?

Eu como homem de princípios de direita, poderia ficar contente com tal medida. Mas afinal o que é ter ideias de direita? Simplesmente acredito que há um equilibrio entre medidas de apoio social e medidas económicas. Contudo, penso que tal equilibrio se alcança usando uma via de protecção às empresas, criando riqueza, que, posteriormente ou paralelamente, poderá ser usado para medidas de apoio social, e ao contrário (ensina-o a pescar em vez de lhe dares o peixe). Do mesmo modo sou contra a ideia inicial que o estado deve ter um papel de protecção total dos seus cidadãos. Penso que a nossa atitude se deve reflectir na famosa frase norte-americana: "Não perguntes o que o teu país pode fazere por ti, mas sim o que tu podes fazer pelo teu país".

Assim, penso que a medida a tomar é de excessiva protecção do patrão, colocando-os com demasiado poder de decisão, o que poderá ser uma medida de desiquilíbrio social e económico.

Posto isto, pergunto-vos o que acham da notícia que nos chega de França. Acham uma boa medida? Que consequências poderá trazer?

Pedro Almeida

Sem comentários: