“É um naco de terra portuguesa que mais se afigura uma seta cravada
Embora ganhando forma de enclave lusitano na Galiza, o certo é que as suas gentes não querem confusões relativamente à identidade cultural.
“Nós somos portugueses e eles são espanhóis” - proclamam, alto e bom som, para que os forasteiros entendam. E, ao traduzirem esse sentimento, não deixam de acentuar que a sua Pátria é só uma, pese o facto de, desde sempre, “os políticos no poder se terem esquecido de nós ou não saberem que existimos”.
Tourém - assim se chama essa aldeia portuguesa quase perdida lá pelos montados do Barroso onde Portugal e Espanha quase se confundem dada a dificuldade em localizarem em que sítio um país acaba e outro começa. Aldeia onde - parafraseando um documento do século XVI - "vivem misturados galegos e portugueses, uns metidos por outros e não acerta divisão entre uns nem outros". Tourém cultiva, no entanto, a identidade cultural ainda que as suas gentes se sintam esquecidas "por quem tem a obrigação de também olhar para nós".
Até meados do século XIX, imperava entre eles uma certa indefinição relativamente às suas raízes. Reza o velho manuscrito que, quando os habitantes "fazer casa nova, perguntam aí se a fazem por de Portugal se por de Galiza e, se dizem por de Portugal, são-no, e se de Galiza, também; e hoje são todos galegos e amanhã portugueses”.
Em função da assinatura, há cerca de 130 anos, do Tratado de Limites, o povo de Tourém viu definida a sua nacionalidade e, a partir de então, Portugal passou a ser, de facto, a sua Pátria, tal como a sua língua, que não deixam poluir com o castelhano.”
fonte: www.serra-do-geres.com
Forno do Povo
Tourém - Portugal
Para mais informacões:
FR













2 comentários:
infelizmente estive em tourem em agosto por um amu motivo, a morte do pai de um grande amigo, mas no entanto, mesmo perante um dia dark, nao deixei de reparar na beleza de tal aldeia....como é bonita...voltarei, nao pelo mesmo motivo espero... (no caminho de regresso as arvores estavam escandalosamente verdes...)
Grande Burns!
Bem-vindo!
Enviar um comentário