China e Japão anunciam frente comum contra ensaio nuclear norte-coreano
08.10.2006 - 14h16 Agências
A China e o Japão anunciaram hoje, depois de uma cimeira histórica entre os dois países, uma frente comum face à ameaça da realização de um ensaio nuclear por parte da Coreia do Norte que não deverá acontecer antes do fim do ano, segundo as peritos russas.
(...) Mas, apesar do tom de unidade entre as duas partes, existem fortes divergências quanto à questão norte-coreana com o Japão a reclamar medidas “severas” e a China a apelar à “calma”.
Antes da sua partida para Pequim, Abe afirmou que era preciso “impedir que os norte-coreanos fizessem um ensaio nuclear”. “Se a Coreia do Norte não interromper os ensaios nucleares ficará cada vez mais isolada no seio da comunidade internacional”, avisou.
Depois de sair da China, o novo chefe do Governo nipónico fará amanhã outra deslocação histórica à Coreia do Sul. Seul, empenhada numa aproximação política à Coreia do Norte, tem também um posição de apaziguamento ainda que já tenha havido posições que calassificam como “intolerável” a concretização de um ensaio nuclear na península.
in Público
Não me agrada nada esta merda de países como a Coreia do Norte e Irão estarem a tentar fazer bombas atómicas. No entanto, não posso deixar de ficar do lado "deles" por serem os únicos que se afrontam à ditadura diplomática dos EUA. Aliás, foram os EUA, os que mais condenam estes países de estarem a fazer bombas atómicas, os únicos a usar estas bombas para matar pessoas. Ainda por cima, ao mesmo tempo que condenam estes países, silenciam o facto de Israel ter, à rebelia de todo o mundo, um abomba atómica!
3 comentários:
Estamos perante uma situação complicada e dificil de resolver do ponto de vista diplomático.
A mim o que me preocupa é que aqueles que se dizem os únicos capazes de ter uma bomba atómica, tal como tu dizes, foram os únicos a usa-la e numa situação de guerra ganha e como resposta furiosa a um ataque...
Se o 11 de Setembro tivesse sido, claramente, apoiado por um governo de um qualquer país, não tenhamos dúvidas, o ataque seria nuclear...
Os estados unidos, s fossem os únicos detentores de armamento nuclear, usá-la-iam para dominar o mundo... Tal como qq outra civilização (A excepçao dos tibetanos ;)...)
Existem 9 países com bombas nucleares. A ver:
EUA, Rússia, França, China, Índia, Paquistão, Reino Unido e Coreia do Norte... Já repararam? Falta 1.
Israel! Apesar da ONU já lhes ter perguntado se têm capacidade nuclear, eles simplesmente... não negam nem confirmam!
...é caso para dizer, mais cedo ou mais tarde, isto vai dar merda. O mar bate na rocha.....
Enviar um comentário