17 março 2007

Marte Misterioso


"A análise detalhada de imagens da superfície de Marte, enviadas pela sonda da Nasa “Odyssey”, revelou o que podem ser sete cavernas. A descoberta foi dada a conhecer numa conferência científica em Houston no Texas.
Embora ainda estejam a decorrer investigações para se provar que as cavernas são realmente cavernas e não simples buracos, os cientistas envolvidos nesta descoberta reforçam ter sido atingido um importante patamar nos estudos sobre o planeta vermelho.
As potenciais grutas estão localizadas perto do vulcão Arsia Mons - o segundo maior relevo do planeta com 19 km de altura -, e têm uma profundidade tão grande que o fundo não pode ser visto do exterior. “A sonda detectou o que pareciam entradas verticais de luz abaixo da superfície”, revelou Glen Cushing, um dos colaboradores na investigação.
Segundo os cientistas, as cavernas podem ser as únicas estruturas naturais capazes de proteger formas de vidas primitivas dos mais variados ataques, que assolam constantemente a superfície marciana. A temperatura no interior das cavernas, revelada pela “Odissey”, aponta exactamente nesse sentido, o que deixou a comunidade científica ainda mais entusiasmada."
in Expresso

2 comentários:

spicka disse...

Não fosse esta uma desoberta (muito publicitada, como é costume...) Americana, eu também tinha ficado entusiasmado...

Francisco Rodrigues disse...

Nesse aspecto concordo plenamente contigo.