15 maio 2007

Bibliotecas da academia com procuras diferentes

"Os alunos da Universidade do Minho (UM) procuram as bibliotecas sobretudo para estudar e para a aquisição de informação. Ao contrário dos docentes, que as usam, preferencialmente, para requisitar livros, permanecendo muito pouco tempo na estrutura física, optando antes por outros locais para procederem ao seu estudo. Esta é uma das conclusões de um inquérito promovido pelos Serviços de Documentação da UM (SDUM) a 536 utilizadores (alunos, professores e funcionários) das cinco bibliotecas da academia minhota. Segundo o responsável pelos SDUM, "procurou-se recolher dados sobre os utilizadores destas estruturas e respectivos níveis de satisfação, conhecer padrões e identificar necessidades de informação".

Requisições em alta

A Biblioteca Geral é a única utilizada pela maioria (66%), sendo que 40,5% a utilizam pelo menos uma vez por mês, sendo que são os alunos de licenciatura os que a utilizam mais vezes, ao contrário dos alunos de doutoramento e docentes, que usam a biblioteca uma ou menos vez por mês.

Curioso é o facto de a maioria dos respondentes ter indicado "a requisição de livros para leitura domiciliária" como motivo para uso das bibliotecas. No entanto, segundo Eloy Rodrigues, "verificou-se que um número significativo de alunos de licenciatura utilizam a Biblioteca Geral para estudar e para consultar livros na sala de leitura".

Os valores médios de satisfação "são sempre elevados e relativamente próximos". As médias mais altas respeitam às instalações e apenas os alunos de licenciatura e investigadores revelaram maior satisfação com o horário de funcionamento e os recursos electrónicos. Os valores mais baixos referem-se à política de aquisição de bibliografia, sendo que docentes e funcionários assinalaram o funcionamento das fotocopiadoras com o aspecto mais negativo.

Eloy Rodrigues salienta que a elevada procura destes espaços ocorre ao mesmo tempo que há uma diminuição da procura de serviços tradicionais, como o empréstimo de publicações (menos 30%) e do serviço de fotocópias", revelando que "é esta elevada procura que justifica a pressão para o alargamento de horários de funcionamento ao período nocturno e aos sábados"."
in Jornal de Notícias

4 comentários:

koolricky disse...

Parecem-me resultados perfeitamente normais. Os alunos de licenciatura precisam de um local para ler os livros de referência enquanto que estudantes de mestrado, doutoramento ou mesmo pós-doutorados necessitam mais de artigos científicos que agora abundam na net, uma vez que as bibliotecas agora fazem a subscrição electrónica das revistas. Como disse, normal.

NA disse...

Para além disso podem requesitar os livros por periodos de 15 dias renovaveis automaticamente, o que lhes permite, levar os livros para os laboratorios e estuda-los "em casa".

Francisco Rodrigues disse...

Depende, porque há livros requisitáveis apenas por 7 dias, que tal como os de 15, podem ser renováveis em casa pela internet.

NA disse...

Sim, mas os alunos de doutoramento e os docentes tem um lugar para trabalhar, dai eu ter posto casa entre aspas... Referia-me aos laboratórios.