07 maio 2007

Na UMinho é sardinha em lata

"A coincidência de datas acabou por marcar a festa. A multidão que acorreu, ontem de manhã, ao Estádio Bessa XXI, no Porto, para a missa de bênção das pastas, integrada na Queima das Fitas, pôde ver ou participar naquele que foi o momento alto da cerimónia dos finalistas universitários. Ontem era também Dia da Mãe e os estudantes não o esqueceram. Fizeram uma enorme ovação a todas as mães e comoveram um estádio com mais de 30 mil pessoas."
in Jornal de Notícias

Em Braga, a cerimónia homóloga, realiza-se no Santuário do Sameiro, onde as pessoas se amontoam e ninguém consegue ver nada de jeito, criando-se um ambiente pesado e quase insuportável. Apesar de a Universidade do Minho ter menos alunos que a Universidade do Porto, acho que é altura de repensar esta cerimónia e transferi-la, por exemplo, para o Estádio 1º de Maio.

4 comentários:

Pedro Morgado disse...

A missa não é a festa de todos os estudantes da Universidade, mas apenas dos católicos (e de outros que não sabem bem o que são mas vão para aparecer!).

Francisco Rodrigues disse...

Pois, mas mesmo os católicos têm famílias que querem assistir.

snitrom disse...

Epá este ano também sou finalista, apesar de já ter renovado contrato para o ano :(.
A missa no Sameiro é na cripta ou no exterior? No exterior cabe muita gente, não existe necessidade da se realizar no interior.

Francisco Rodrigues disse...

A missa é no interior da cripta. Aquilo é uma confusão.