19 junho 2007

Minho sedutor para toda a Europa

No Domingo veio uma entrevista com Vice-reitor da Universidade do Minho, Manuel Mota, a revelar algumas razões sobre porque é que o Minho, mais precisamente o quadrilátero Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos é das zonas mais atractivas da Europa para investir: criação do pólo de excelência de nanotecnologia, criação do Intituto de Medicina Regenerativa, pólos de novas tecnologias para a indústria têxtil, redes de fibra óptica entre as quatro cidades e a cooperação estreita com a Galiza. Espero que estes projectos não sejam elefantes brancos mas, com muita cabecinha, podem vir a ser um enorme sucesso. Mas, para tal precisa-se de fazer uma regionalização com pés e cabeça (porque nós dependentes de Lisboa é só para nos tirarem tudo o que produzimos) e melhores sistemas de transporte (a ferrovia em sistema de metro a ligar as quatro cidades, porque estas auto-estradas não são comportáveis para os bolsos). Tal também foi defendido, em parte, pelo Presidente da Associação Comercial do Porto!!
Vamos para a frente e vamos arriscar! Temos coragem e orgulho!

6 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Uma entrada em grande do nosso amigo Jorge Pica. Neste pequeno texto aponta vários aspectos importantíssimos, com os quais concordo plenamente. Com coragem e seriedade ninguém nos pára. É preciso é vontade.

NA disse...

Joca, onde apareceu essa entrevista?

Gostava de dar uma leitura...

koolricky disse...

Jorge, isso foi uma entrada a pés juntos à cabeça! Grande texto, muito importante.
Benvindo à equipa!

Francisco Rodrigues disse...

Bem disse o Jorge na 6ª feira que já andava com ideias na cabeça para o Mesa da Ciência!! A picar bilhete em grande.

rui disse...

Pica, bem vindo ao melhor Blogue.
Entraste a matar!

Francisco Rodrigues disse...

Sem dúvida que os aspectos ilustrados neste texto são de máxima importância. Pena é que os nossos políticos autárquicos assim não pensem.