31 agosto 2007

Basta!

No Reino Unido têm crescido a um ritmo impressionante os assassínios envolvendo armas de fogo. Muitos deles não são vinganças ou acertos de contas, são simplesmente actos de pura vontade de matar. A última gota caiu quando Rhys Jones, de 11 anos foi alvejado por um adolescente encapuçado somente por ter vestido uma camisola do Everton.
Infelizmente, em Portugal a moda parece ser a mesma. Em poucas semanas quatro pessoas morreram no Porto no que parece ser uma sucessão de vinganças entre bandos e lóbis da noite Portuense. Deixarei os considerandos destas guerrilhas Portuenses para outro post mas quero alertar que uma das questões mais prementes no nosso país é regular, e minimizar o uso de armas ilegais.
Como foi referido no fabulástico filme de Michael Moore Bowling for Columbine ninguém dá um tiro a ninguém se não tiver uma pistola. Tão simples, mas tão complicado...

1 comentário:

Francisco Rodrigues disse...

O problema é mesmo esse: o tráfico de armas, tal como o tráfico de drogas, é altamente rentável, move milhões... de euros e de pessoas.