10 agosto 2007

Saudades do Deslize... I

Hoje ao acordar, e não sei porquê, senti uma saudade imensa do Deslize. Ainda me lembro da primeira vez que lá fui, há muito tempo, quando o Deslize ainda era um corredor com uma sala e uma porta com um poster do Capitão Nemo. Depois abriu a segunda sala, possibilitou o aumento do número de pessoas, concertos com lotações maiores. Vi lá exposições muito boas - pintura, escultura, bordados - vi lá concertos geniais, vivi muitos bons momentos... Fosse em estados mais ou menos ébrios, o Deslize era sempre um local onde eu podia deslizar para o conforto da paz de alma, estivesse quem estivesse sentado na mesa ao lado.

A história recente do Deslize não se pode dissociar da Igreja, do Governo Civil e da CMB, que sempre fizeram tudo para acabar com aquilo. Barulho era a desculpa (o Astória quando era gerido por um filho de um autarca Minhoto não fazia barulho nenhum - sarcastic mode).
O Deslize sempre se defendeu com abaixo-assinados. Era sem dúvidas uma incubadora de talentos das artes em Braga. Quantos artistas/bandas não fizeram lá as suas primeiras exibições?

Há uns meses atrás fechou. Pelo que me dizem, caíu o tecto e não havia dinheiro para consertar. Foi uma machadada na criatividade artística de Braga e creio que a Igreja deve estar muito contente com isso. Dizem que vai ser construído um restaurante Gourmet no mesmo sítio mas só lá para o fim do ano. Entretanto vão passando os dias e a saudade do Deslize fica cá. Restam-me as memórias.

3 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

E grandes memórias!!

Francisco Rodrigues disse...

Aquela noite de natal. Memorável e irrepetível.

koolricky disse...

...Até porque o dono fugiu para França no dia seguinte...