14 setembro 2007

Não matem o desporto


Ultimamente, o deporto tem sido mal tratado. O Tour ficou marcado pelos variadíssimos casos de doping; o ABC foi roubado nas duas mãos da eliminatória contra o Barcelona, equipa convidada de forma obscura para a competição; os próximos jogos olímpicos serão na China, país que dispensa apresentações; o futebol português continua altamente desacreditado; a McLaren foi suspensa da fórmula 1, acusada de espionagem; Scolari, responsável máximo pelas selecções nacionais de futebol, agride um jogador sérvio. São casos que envergonham o desporto no geral, mas por outro lado, fazem-nos pensar que as grandes marcas cada vez têm mais influência, altamente negativa, nos resultados desportivos.


Quanto a Scolari, o gesto dele, mesmo no calor do jogo, é inadmissível. Um responsável máximo pelas selecções nacionais de futebol, que é o deporto rei no nosso país, não pode dar aquele exemplo aos jovens portugueses, os mesmos que fazem desporto, e frequentam as escolas deste país. Eu acredito que o desporto é parte fundamental na educação, civismo e cidadania das crianças e adolescentes. Um líder com tamanha responsabilidade, que dá um soco, mesmo de raspão, a um desportista, não pode assobiar para o lado como se nada fosse. Para cúmulo, bate e foge… enfim. Passadas menos de 24h, certamente por imposição da FPF, vem fazer um choradinho ridículo para tentar desvirtuar a gravidade da situação. Os 23 seleccionados na altura, apoiam o seleccionador, por terem batido num colega de profissão. Talvez eles estejam preocupados apenas com as convocatórias… Da FPF, já nada espero, o presidente está a mais no futebol. Agostinho Oliveira e Vítor Baia, entre outros, foram perseguidos pela dupla Sargentão/Madaíl. Sinceramente, acima da suposta estabilidade da selecção para a eventual qualificação para o euro 2008, está o desportivismo, a responsabilização das atitudes a quem as toma. Isto, não pode ficar impune, sob pena de ser aberto um precedente muito perigoso. Como agravante, Felipão é reincidente.

A grande lufada de ar fresco, diga-se merecidamente, é o verdadeiro espírito wolfheart da selecção portuguesa de râguebi.

1 comentário:

koolricky disse...

Infelizmente o desporto nos dias de hoje é sinónimo de dinheiro. Aí reside o problema.