27 setembro 2007

Preocupante

O Sporting de Braga, apesar de ter um excelente plantel, está a passar uma grave crise de resultados desportivos. Há três jogadores importante lesionados: João Tomás, Paulo Santos e Rodriguez. Mesmo assim, há mais alternativas com qualidade. É certo que temos muitos novos jogadores, mas penso que a equipa já teve mais que tempo para jogar melhor, ou pelo menos para se esforçar. Sempre fui um admirador do Jorge Costa enquanto jogador, nunca o escondi, mas na sua curta carreira de treinador, tem sido inconstante, alternando grandes jogos com exibições inexplicáveis. O Setúbal já nos esmagou duas vezes, com dois jogadores emprestados pelo Braga a fazerem a diferença: Eduardo e Mateus. Na Suécia fizemos um jogo demasiado mau para ser verdade. Custa-me muito ver o Braga chegar a este patamar, ficando a dúvida se não serão os jogadores a "fazerem a cama ao treinador". O que me parece evidente, é que o Jorge Costa escolheu mal o adjunto - Aloísio. Ainda não consegui descobrir uma razão válida para a sua contratação: foi para impor respeito e criar mística? Se é isso, ao menos trazia o grande Paulinho Santos. O Jorge Costa, no início da sua carreira de treinador, deveria ter escolhido um adjunto que percebesse de futebol: ele aprendia cada vez mais e o Braga crescia com melhores resultados.

12 comentários:

koolricky disse...

Creio que sim, começa a ser preocupante que o Braga ainda não tenha um fio de jogo. É verdade que ontem jogamos com três jogadores que eram titulares na época passada mas quem é responsável por isto é a direcção e o treinador. Há que endireitar isto e começar a ganhar!

Cristóvão disse...

Acho q tas enganado Xico, o Aloísio é o unico q é treinador ali e não o Jorge Costa. Por isso é q na taça UEFA quem ta inscrito como treinador é o Aloísio.
Aki n são os jogadores a fazer a cama, mas sim o facto de porem um treinador q n tem experiência nenhuma a treinar uma equipa c as ambições do Braga. No futebol actual n basta ter jogado futebol pra ser treinador, e necessário entender um pouco de tática de jogo, de preparação fisica e de metodos de treino.

Francisco Rodrigues disse...

Cristóvão, se te estás a referir aos tão falados 3º e 4º níveis de treinador, aí não se aprende quase nada. Não é por o Aloísio supostamente ter esses níveis que eu sou obrigado a reconhecer-lhe capacidades para ser adjunto do Braga.

rui disse...

Chico permite-me discordar,quando dizes que o Braga tem alternado o seu nível exibicional entre o bom e o mau.
Na minha opinião tem alternado entre o mau e o menos mau, o que realmente me deixa bastante preocupado.

Quanto ao Jorge Costa, muito sinceramente, este deixa-me muito a desejar, se no ínicio eu lhe dei o benefício da dúvida para começar uma época com um plantel preparado por si,essas dúvidas neste momento já não existem.

Convém relembrar que o Jorge Costa já leva quase um ano de Braga(incluindo adjunto do Rogério Gonçalves), e o que se constata são as exibições sofriveis do SCB.

Após a saída do professor Jesualdo Ferreira, o SCB, foi gradualmente perdendo as rotinas de jogo, já para não falar da sua organização defensiva que simplesmente não existe.

Ou eu muito me engano ( e espero bem que sim), ou o Braga vai andar a trocar 3 treinadores por época até encontrar de novo um "Jesualdo Ferreira".

Sérgio Gonçalves disse...

Segundo declarações que ouvi numa rádio, disseram que o presidente falou a seguir a alguém da sad a seguir ao jogo de setubal que era preciso tomar medidas, mas alguém lhe disse para ter calma e esperar algum tempo.
Penso que se está a arriscar demais, veêm aí grandes decisões para o braga, mas vamos ver no que isto dá só espero que o braga entre na fase de grupos da uefa.

visitem o meu blog:
http://wwwbragablog.blogspot.com/

osso disse...

Apesar de não ser bracarence tenho muita admiração pelo jorge costa.

independentemente do nome, considero que um treinador tem que ter tempo para implementar as suas ideias e a equipa de as assimilar. um bom exemplo disso foi o jogo porto-fátima, com tantos reforços a jogar de início parecia que o fátima estava a jogar contra 11 equipas (individuais) diferentes.

jorge costa foi um grande jogador. foi treinado por grandes treinadores. comandou grandes equipas que alcançaram grandes feitos. agora é dar tempo ao tempo, que apesar de ele transitar da época passada a equipa é praticamente nova.

quanto às exibições não posso acrescentar muito, pois pouco mais do que os resumos tenho visto. mas pelo que percebi na suécia só deve ter dado braga. contra o setúbal, pelas 2 vezes, foi braga sempre em cima e 2 ou 3 golos dos vitorianos em contra ataque, com o matheus (que parece ser um grande jogador)a ser preponderante. contra o benfica, mais braga que lampiões...
contudo o calcanhar de aquiles desta equipa é o guarda redes, sem paulo santos, parece que não está lá ninguém. será que o polaco vale alguma coisa?

é preciso ter paciencia e esperar. quando alcançar a primeira vitória a equipa vai começar a render muito mais. mas não se vá pensar que vai ser já no próximo jogo que é um derby e contra uma equipa que se conhece bem entre si e montada por um treinador muito experiente.

em conclusão: é preciso dar tempo ao tempo. tenho fé (sem ser por causa do fátima) que jorge costa fica no braga e alcança o 4º lugar.

koolricky disse...

Eu ainda sou da opinião que o Jorge Costa deve ficar. Mau grado alguns erros crassos na análise às equipas com quem o Braga jogou (ainda me lembro quando ouvi o JC a dizer que o Tottenham joga no kick and rush, até me deu arrepios) e no respectivo mau escalonamento para os jogos, Jorge Costa conseguiu no tempo em que esteve em Braga no ano passado, uma série de resultados que nos recolocaram no 4º lugar e em média nos dariam um 3º lugar, se a média de pontos continuasse assim. Não sou muito adepto do mudar de treinadores a torto e a direito e não vou abrir agora uma excepção. Como disse o Rui também eu lhe dei o benefício da dúvida mas ainda quero ver mais. Afinal, aqueles que agora o mandam embora são os mesmos que, ainda há um mês, diziam que o bicho é que era, que o bicho é que acontecia que íamos ficar em 3º.
Em Portugal pensa-se muito com a tabela classificativa em frente dos olhos. Só que se esquece que é o campeonato inteiro (e não 4 ou 5 jogos) que contam.
Quanto a mim, deixem o homem trabalhar. Estou como o osso, ele vai passar à fase de grupos e vai ficar no 4º lugar. o problema foi que os objectivos eram para ficar no 3º...

osso disse...

acho que o objectivo 3º lugar era mais para motivar a massa associativa. este ano ainda é possivel mas não crei que vá acontecer. se for mantida esta filosofia (incluindo manutenção de treinador) talvez quem sabe no próximo ano...

Cristóvão disse...

Xico, primeiro acho mal q se diga q um certo tipo de formação não serve para nada . Depois, na minha opinião, nenhum deles entende nada do que é treinar um clube de futebol, mais uma vez volto a dizer q n basta ter jogado para se poder treinar um clube.
N sei como voces podem defender uma pessoa q entra num determinado cargo so pq tem as cunhas certas. N m digam q é pelo seu curriculo de treinador, pq nem sequer um curso fraco como diz o Xico ele tem, e tambem n digam q é pela experiência, pq experiência de treinador ele não tem (nem sequer camadas jovens), e tb n tou a ver q seja por causa da sua grande ligação ao Braga q foi escolhido para treinar a equipa. Por isso, ele pode ter muita sorte e ganhar os jogos todos ate ao fim do campeonato, mas continua a ser uma pessoa escolhida pela cunha e n pela qualidade, e isso é mau!

koolricky disse...

Tens razão Cristóvão mas no futebol, e não só em Portugal, são as cunhas que dão trabalho a muitos treinadores de futebol. Achas que o Schneider ia treinar o Real Madrid se não tivesse lá muitos contactos desde o tempo em que jogou lá?

Francisco Rodrigues disse...

Shneider???

koolricky disse...

Queria dizer Schuster...