08 dezembro 2007

Em Montalegre



Iniciativa, da Câmara Municipal de Montalegre, estende-se até finais de Fevereiro. Restaurantes do concelho aderiram de forma espectacular. Preço da batata ronda os 30 cêntimos/Kg. Cozido custa a média de 15 euros por pessoa.

«A Câmara Municipal de Montalegre lançou uma campanha de promoção do cozido à barrosã com a particularidade de fazer referência à batata de Montalegre.
O Município há muito que lançou a Feira do Fumeiro e, para além de uma aposta turística com base da natureza e no ambiente, tem vindo a fazer uma campanha continuada de promoção dos produtos locais, entre eles algumas delícias gastronómicas.
A Vitela dos Lameiros de Barroso, o Cabrito de Barroso, o presunto, os enchidos e o pão centeio têm sido produtos de referência e que adquiriram grande projecção.
A Feira do Fumeiro trouxe também a expansão da gastronomia local e o cozido à barrosã institucionalizou-se nesta região. É um prato de Inverno pela gordura e pela pinga que normalmente o acompanha. É mais saboroso nestas terras frias e de neve do Barroso.
Nos fins de semana de Dezembro a Fevereiro os clientes marcam lugar nos restaurantes para saborearem um prato com paladar único.
O cozido é feito à base de carne de porco fumada: pernil, presunto, orelheira, peito e pé. Tudo bem temperado à maneira barrosã e curado com o fumo da lenha de carvalho e com o frio saudável desta terra. Não falta a chouriça, o salpicão, a sangueira e o chouriço de abóbora. Há quem junte galo do campo e vitela. Serve-se com couve levada da geada ou grelos. Há também quem junte nabo, cenoura e mesmo feijão. Todavia, o que dá uma característica mais rica a este prato é a batata de Montalegre, cozida com água de Montalegre». in câmara Montalegre