02 dezembro 2007

O fundo do mar - mistério e oportunidade

Hoje de manhã, fiquei encantado com o que descobri no sítio portugaldiario.iol.pt. Deixo-vos aqui o texto:


"São monstros marinhos, fósseis vivos e seres fluorescentes que têm em comum o facto de habitarem as zonas mais recônditas dos oceanos. Todos podem ser vistos pela primeira vez em imagens captadas pela jornalista e cineasta francesa Claire Nouvian, refere a BBC. Munida de câmaras digitais, a profissional conseguiu revelar com detalhe a aventura que empreendeu pelo escuro oceano, a uma profundidade que chegou a sete quilómetros.

«Foi como se um véu tivesse sido levantado, revelando pontos de vista inesperados, vastos e mais promissores», referiu Nouvian.

O resultado da viagem está no livro The Deep, lançado este mês no Reino Unido e nos Estados Unidos: 220 fotografias de seres vivos bizarros e surpreendentes, acompanhadas por textos escritos pelos maiores especialistas mundiais em oceano profundo. O oceano profundo é um dos maiores e mais desconhecidos habitats do planeta, estimando-se que acolha entre dez e 30 milhões de espécies. Curioso é o facto de apenas cinco por cento do leito do oceano ser conhecido com detalhe. As próximas gerações de exploradores têm muito caminho para explorar."


Simplesmente fantástico, imaginem o que ainda faltará descobrir. Fascinante.

Deverão consultar o sítio www.thedeepbook.org, dado que não coloquei as imagens todas neste post.


Sem comentários: