15 março 2008

Dados viciados?

Hoje de manhã tinha este e-mail na minha caixa. Numa situação normal, tinha ido directamente para o lixo. Mas como quem me enviou gosta de relatar muito bem as coisas (vulgo jornalista), resolvi partilhar. E deixar-vos a pensar.

"Corre o rumor de que o sorteio de ontem da Liga dos Campeões pode, afinal, não ter sido tão “à sorte” quanto isso.
No fórum do site Liverpool Echo, um membro colocou uma mensagem perto das 10h30 da manhã, dizendo que teria recebido informações sobre o resultado do sorteio – o qual, relembre-se, estava marcado para o meio-dia, com transmissão em directo para todo o Mundo.
Surpreendentemente, ou talvez não, o palpite foi mais do que certeiro. E agora? Mera coincidência? Ou os dados estavam, de facto, viciados?
A verdade é que suspeitas de sorteios ‘arranjados’ não são novidade nos patamares mais altos do futebol europeu e basta pesquisar um pouco na internet para se encontrar acusações semelhantes em anos não muito distantes – o Euro 2004 é uma das competições visadas. Nenhuma dessas suspeitas dispõe, contudo, de uma base tão “sólida” como esta.

A ‘thread’ da polémica está aqui. (em inglês).

Vejam com atenção o primeiro post e também a página 2.

Tentem depois tirar conclusões... estranho, não?"

3 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Sinceramente isto não me surpreende. Mas para acabar com as dúvidas, no início do sorteio deveriam medir as temperaturas e as massas das bolinhas, mostrando esses resultados ao mundo.

NA disse...

Mais fácil seria tirar todas as bolas de dentro de água...

osso disse...

porque não tirar a bola (à primeira) depois de uma outra pessoa as ter "mexido"?