25 abril 2008

25 de Abril sempre...

Uma das grandes vitórias da revolução de Abril é a possibilidade de escrevermos neste e noutros "blogs".

Hoje, mais do que nunca, aqueles que no passado defenderam que a comemoração deste dia não era assim tão fundamental quanto isso, tomaram consciência de que é importante manter vivo o espírito de 74.

Revolução significa uma mudança repentina. Entende-se então, que após 74, algum tempo foi necessário para atingir o "equilíbrio" democrático (se é que hoje já foi atingido). Conceitos importantes em democracia como hierarquia e regras são hoje mais aceites do que no passado. As feridas da ditadura vão cicatrizando e a sociedade democrática vai amadurecendo. Este é um processo fundamental para fazer de Portugal um país melhor.

Viva Portugal viva a liberdade...

5 comentários:

osso disse...

acrescentaria uma das POUCAS grandes vitórias...

é lamentável que se considere uma grande revolução quando muitas coisas pioraram, e os avanços que foram feitos são lentos e demorados. além de mais existe uma corrupção enorme, muitos tachos e uma democracia que é um "flop". provas disso são os apegos ao poder que existem e todos os compadrios que se presumem.

há muitas coisas que não entendo, uma delas são as pensões vitalícias para PR, PM, etc. muitas delas vitalícias e cumulativas. se a ravoluçºao de 74 foi grande então actualmente é necessário ou a queda do "império" ou então uma enorme reforma.

Será que opovo estará à altura?


PS: sou nascido no pós 74, como tal as referÊncias que tenho do passado são relatos mais ou menos apaixonados, mais ou menos vividos.

NA disse...

Osso, também eu sou da geração pós 74, não sei portanto com o detalhe daqueles que o viveram, a sensação de viver em ditadura. No entanto, quando olho para países onde o acesso a internet é impossivel, onde opinar contra o poder político é motivo de prisão, quando o "comment" que acabaste de escrever seria censurado... Nesses momentos, prefiro o país que tenho.

Como disse no meu "post", revoluções levam tempo a equilibrar e a recuperar. A escala temporal necessária pode ser de gerações. Muitos se aproveitaram da situação para se tornarem ricos e influentes.

Ao contrário da tua perspectiva, eu considero que a situação que vivemos hoje em Portugal é fruto da ditadura a que estivemos sujeitos. Foi (e continua a ser) necessário ensinar às pessoas o significado de democracia, o significado de liberdade, como viver livre respeitando o espaço e a liberdade dos outros...

Mesmo assim, vale a pena ser livre...

A democracia é um sistema com muitos defeitos mas é o "menos mau" de todos...

antava disse...

'A democracia é um sistema com muitos defeitos mas é o "menos mau" de todos...'

Seria suposto o 25 de Abril estar relacionado com a esta afirmação.
Está?

osso disse...

na,

o problema não é em 74 não haver internet. em muitos dos países que referes, provavelmente, não haverá este meio de comunicação por impossibilidade economica ou devido a outras necessidades mais prementes.
o ridiculo da questão, é vermos jornalistas credenciados da nossa praça, referirem que antes de 74 não havia aoto-estradas, havia poucos telefones, ... porque não dizerem também que a culpa de ainda não haver o meo era do salazar?

há muitos contemporaneos deste ditador que o consideraram um grande homem (pelo menos a vitória nos grandes portugueses serve de argumento, apesar de não ter significado estatistico). mas também muitos haverá que o consideram o maior criminoso. de uma coisa não tenho dúvida deve ter sido um homem que procurou utilizar o seu conhecimento e ideias com o intuito de defender o "melhor" (segundo o seu ponto de vista) para Portugal. Contudo a sua visão pode ser diferente da de outros. No entanto hagora vivemos em democracia e temos um primeiro ministro que prometeu mundos e fundos e faz tudo, menos o que prometeu (não será ele maior criminoso? e revolução agora, não há? será que procura o melhor para o país, ou para o seu bolso?)

numa coisa concordo contigo, vale a pena ser livre. mas mesmo essa liberdade é questionável (em termos sociais) quando um pobre "luta" ou "rouba" para comer, e um homem que matou outros 15 tem cama, comida (e boa) e roupa lavada. Será que por vezes a liberdade compensa?

Há certas áreas em que não havendo liberdade, e através de métodos (agora) arcaicos, havia uma metodologia que assimilada. Um bom exemplo disso é a educação, onde os professores eram respeitados, os exames eram exigentes (pelo menos pelo que é dito), e apesar de menor escolaridade talvez a "cultura" fosse mais cultivada.

osso disse...

na,

em relação a esta afirmação:
"Ao contrário da tua perspectiva, eu considero que a situação que vivemos hoje em Portugal é fruto da ditadura a que estivemos sujeitos. Foi (e continua a ser) necessário ensinar às pessoas o significado de democracia, o significado de liberdade, como viver livre respeitando o espaço e a liberdade dos outros..."

considero que já pasou tempo demais! a nossa democracia deixa muito a desejar. os nossos politicos são um bando de corruptos e apegados ao poder. será que isso é defender o país? quantos deles sabem o que realmente é trabalhar?