19 abril 2008

Cónego de Melo faleceu hoje...

O Público está a noticiar que o "famoso" Cónego de Melo acaba de falecer em Fátima.

2 comentários:

Anónimo disse...

«Correio do Minho», 20 Abril

AIMINHO QUER RETOMAR
PROCESSO DA ESTÁTUA

O presidente da Associação Industrial do Minho [que eu joulgo ser o líder máximo do psd de Braga] defendeu ontem ser «altura de reerguer» o processo de colocação de uma estátua em Braga ao cónego Melo.
«Defendo que aqueles que se bateram pela homenagem ao cónego Melo, lembrando a sua vida e obra numa praça de Braga, têm agora de retomar o processo», sustenteou António Marques, em declarações à Lusa.
Em 2003, um grupo de bracarenses mandou fazer uma estátua do cónego, que pretendiam fosse colocada na rotunda de Monte de Arcos,mas a ideia foi abndonada devido à contestação de forças políticas de esquerda, tendo a escultura sido guardada. (...)».

Pronto, já temos o PSD de Braga, pela sua voz mais abalizada, a tomar a iniciativa. O seu candidato à Câmara vem já atrás da ideia. O que falta?

Anónimo disse...

Este vai criar uma comissão para ter uma ideia própria... Que pergunte ao António Marques que ele já lhe diz o que tem a fazer! Que falta de espinha dorsal...

Ricardo Rio: «ontem faleceu uma das personalidades de maior relevo da sociedade Bracarense, por toda a influência que exercia e pelos cargos que desempenhava nos mais diversos sectores da comunidade local.
Polémicas à parte, fica-nos um legado importante no processo de consolidação democrática no nosso País e um contributo de relevo na esfera religiosa e social em que se empenhou.
Sem prejuízo de o fazer também por outros meios, ficam aqui expressas públicas condolências à família de Monsenhor Eduardo Melo Peixoto e à Arquidiocese de Braga pela perda que registaram.

Neste âmbito, e uma vez que o assunto se poderá colocar brevemente em sede de Assembleia e Câmara Municipal, o PSD irá debater internamente a posição a assumir em torno da questão da famigerada Estátua com que alguns particulares quiseram homenagear esta personalidade.
Não me parece, porém, que esta questão deva ser entendida como sendo de especial actualidade e relevância na vida local, pelo que não poderão contar comigo para alimentar o debate em torno desta matéria, qualquer que seja a posição "oficial" do PSD sobre a mesma.
A título pessoal, sem querer com esta afirmação expressar qualquer juízo de valor sobre o mérito da iniciativa, mormente no actual contexto, parece-me que desencadear debates precipitados sobre o assunto poderá ter um efeito contraproducente sobre os objectivos que presidem a essa homenagem, face ao extremar de posições ainda latente em muitos sectores da sociedade Bracarense.
Publicada por Ricardo Rio».