05 julho 2008

Estatística


No espaço temporal de apenas três anos, a média de matemática dos alunos internos do ensino secundário passou de 8,1 para 14 valores. Estes milagres não acontecem. Não se pode acreditar que os professores, alunos, programas e estratégias pedagógicas tenham uma metamorfose tão rápida. Isto passou-se apenas porque o governo manipulou deliberadamente os exames nacionais, tornando-os escandalosamente fáceis. Tal como noutras áreas, a única preocupação dos governantes foi tão só a estatística. A educação não pode ser violada desta forma, aliás deve ser vista como a trave mestra do desenvolvimento futuro de um país, mesmo os democráticos. No Turquemenistão, o falecido auto-intitulado presidente vitalício, Saparmyrat Nyýazow, obrigava os alunos de todas as escolas a estudar o livro Rukhnama (O Livro da Alma), de sua autoria e que exaltava os valores e pensamentos do Turquemenistão. Já faltou mais para acontecerem brincadeiras destas nas escolas portuguesas.

1 comentário:

koolricky disse...

Ou seja, mais burros mas mais qualificados! Fantástico Melga (leia-se Sócrates e Lurdes Rodrigues!)!