24 agosto 2008

Balanço

Uma ronda muito breve pelo que foram os JO para mim.

+++ Phelps (natação), Bolt (100m e 200m) e Bekele (5km e 10km) - todos bateram recordes, uns de maneira mais mediática do que outros. Phelps conseguiu as oito medalhas, Bolt a dobradinha nos 100 e 200 metros e Bekele conseguiu um feito inimiaginável. Três olimpíadas seguidas, três títulos no meio fundo.

++ Haverá sempre críticas numa prova gigantesca como os jogos olímpicos. Mas China merece os parabéns numa prova sem ataques a atletas (todos nos lembraremos do corredor Brasileiro atacado em Atenas em plena maratona), sem ataques terroristas, sem atrasos e a com tudo pronto a horas (todos nos lembraremos do Estádio Olímpico de Atenas em construção na noite que antecedeu a cerimónia de apresentação dos JO 2004).

++ Ao Nélson Évora e à Vanessa Fernandes, dois verdadeiros campeões que mostraram a fibra na hora da verdade.

+ A Grã-Bretanha ficou em 4º lugar com 23 medalhas de ouro. Atrás ficaram Austrália, Alemanha, Coreia, Japão... A preparar os próximos JO em Londres 2012.

- Naide Gomes - certo está que foi azar, que acontece aos melhores. Mesmo assim foi um falhanço dum dos atletas que teve mais financeamento na comitiva. Estou certo que irá fazer melhor em Londres.

- Marco Fortes - creio que foi o bode expiatório de uma comitiva que ficou muito abaixo das espectativas. Mas as suas palavras são execráveis, especialmente do que se quer num atleta Olímpico.

-- Taekwondo - atletas a agredir árbitros, adeptos a querem linchar atletas que perderam, atletas que perderam no campo a ganharem na secretaria... Já parece a liga Portuguesa de Futebol.

--- Vicente Moura - 20 anos depois de ter assumido do COP, em vez de um ouro e um bronze (Seul 1988) trazemos um ouro e uma prata. Demitiu-se quando o barco afundava, resolveu mudar o discurso quando Évora meteu uma rolha no casco. A desculpa? Que iria mudar tudo. Não teve 20 anos para o fazer?

1 comentário:

koolricky disse...

Esqueci-me de referir o Escocês Chris Hoy com três medalhas no ciclismo indoor (+++)