10 janeiro 2009

De Mirandela a Braga são 9h de viagem

Nunca um refrão dos Xutos e Pontapés morou tanto na minha cabeça. A história é simples e resume-se assim: as aulas na minha escola foram interrompidas às 10h da manhã por causa do frio no distrito de Bragança. Saí de Mirandela às 10h30, onde a neve era ainda insignificante. Meti-me no IP4 e, quando passava entre Murça e o Alto do Pópulo, caiu um nevão para homens de barba rija. A GNR, quando apareceu, disse-me que estavam à espera de um limpa-neves espanhol (!!!!!). Murça fica a mais de 100 km da fronteira.!!! Motards espalhados no chão, carros batidos, camionetas de passageiros paradas, carros com bebés e uma ambulância de Mirandela com uma doente no interior, vi tudo no congelador. O caos assumia contornos ridículos e tive essa certeza quando perguntei a outro grupo de GNR's, quando passaria outro limpa-neves e eles dizem que não faziam a menor ideia. Enfim, consegui chegar a Vila Real perto das 16h (!), onde estava apenas uma estrada transitável: A24 direcção Peso da Régua. Fui para lá, estacionei o carro, e apanhei o comboio para Braga, onde cheguei às 19h30 (!).
É fácil constatar que não há um plano de emergência para aquelas zonas, ou qualquer tipo de método, mesmo sendo o IP4 uma estrada internacional. Em Lisboa fizeram um simulacro de sismo que durou 3 dias... Há coisas que nunca mudam, cristalizam terrivelmente na sua vergonhosa normalidade, naquele que é um país pequeno, mas nitidamente estratificado.

6 comentários:

Pedro Morgado disse...

A viagem do Vitor até ao Arco durou 7horas... Vocês bem que podiam ter feito uma competição!

Francisco Rodrigues disse...

É verdade. Mas ele teve a vantagem de passar por aldeias; eu no IP4 so via monte e nada mais que isso ;)

Anónimo disse...

Bela História, mas.... posso fazer alguns comentários?! Vou tomar a liberdade, como tu não dizes nada.
1. Segundo o INMG (OS GAJOS DO TEMPO), em Mirandela (onde presumo que fica a "tua" escola), esteve mais frio na 5.ª feira do que na 6.ª. Pergunto - foram as aulas interrompidas... pois não era 6.ª feira.
2. Na suêcia, bangladesh, finlândia ou no raio, costumam andar Motards nos altos das serras? principal/ com "nevões para homens de barba rija".
3. Um conselho - nunca andem com bebés com "nevões para homens de barba rija".
4. oS GNR não fazem a menor ideia, pergunta aos Xutos, lol. Agora a sério, se calhar é assunto da Protecção Civil, não?!
5. Ainda bem que a A24 "estava" em Vila Real, imagina que tinha ficado presa no Congelador, com os Motards "espalhados", os GNR'S, os bebés, as camionetas, os carros batidos e sem o lima neves castelhano.
6. Ufffaaaa... estava a ver que não "estacionavas o carro" antes de "apanhar o comboio"
Ass. Alberto Caeiro

Francisco Rodrigues disse...

É bonito e fácil assobiar para o lado.

Anónimo disse...

Não se assustem, não são os espanhóis que nos estão a "invadir" com limpa-neves, e se tivessem a infeliz ideia de nos tentar invadir, estaríamos cá nós, os Transmontanos, a tropa de elite do de Portugal para os escorraçar, tal como fizemos no passado por várias vezes.

Sendo assim, passo a explicar, os limpa-neves de matricula espanhola, que são 3 pelo que consegui apurar estão alugados pela concessionária Portuguesa da A-4 ,de nome Auto-Estradas XXI à uma empresa Aragonesa sediada em Terruel, de nome Salvador Guallar ( ver site http://www.excavacionesguallar.com/), que presta serviços de manutenção e limpeza de neve em estradas e auto-estradas, algo que lá é muito comum, nós aqui é que não estamos tão acostumados a isto da neve, mas é bem que nos acostumemos por penso que no futuro ela vai continuar a cair tal como caía no tempo dos nossos avós.

Contudo convêm lembrar que em Portugal também temos limpa-neves,e no que respeita Trás-os-Montes, temos 2 sediados no distrito da Bragança e 2 no de Vila Real pertencentes às estradas de Portugal, existindo mais 4 limpa-neves a operar e pertencentes a corpos de bombeiros, um pertencente aos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, outro aos voluntários de Bragança e outro dos voluntários de Montalegre apenas munidos de pá de limpeza, possuindo os bombeiros de Macedo de Cavaleiros um limpa-neves munido de pá e espalhador de sal visto se tratar de um unimog multifunções que no verão é equipado com depósito de água.

Sendo assim , estamos hoje muito melhor equipados do que estávamos à 2 ou 3 anos atrás, em que apenas havia um limpa-neves das estradas de Portugal em Bragança e outro em Vila Real, e ainda nos estamos a habituar a lidar com a neve, por isso deixem de falar mal do nosso país.

Viva Portugal !!!

Francisco Rodrigues disse...

então para que serve pôr o distrito X, Y ou Z em alerta laranja????