Petr Cech, guarda-redes do Chelsea, foi submetido a uma intervenção cirúrgica na sequência da fractura por afundamento que sofreu no crânio, durante o jogo de sábado em que a equipa de José Mourinho bateu o Reading por 1-0.
O aparatoso choque com Stephen Hunt, avançado do Reading, quando ainda não estava decorrido um minuto de jogo, no Estádio Madejski, deixou o guarda-redes inanimado no relvado. Petr Cech foi tranportado de imediato para o hospital e foi operado na noite de sábado na enfermaria de Radcliffe, em Oxford, numa unidade especializada em neurologia.
Petr Cech, não vai poder jogar durante um ano, segundo declarações do pai do jogador, Vaclav Cech, ao jornal «Times»: «O meu filho não vai poder jogar durante um ano. No início não me apercebi da gravidade da situação. Quando tomei conhecimento do diagnóstico, as pernas tremeram, não queria acreditar no que ouvia.» Se Petr Cech jogar antes do período de recuperação, pode sofrer do síndroma do segundo impacto, o que seria fatal para o jogador.
(in maisfutebol.iol.pt)
Este caso não é virgem no futebol. Todos sabemos que já houve mortes de guarda-redes em campo e outros que ficaram extremamente magoados. A FIFA tem que deixar de ser uma empresa preocupada em mega-negócios de publicidade e direitos televisivos. Devem evoluir e nível tecnológico na verdade do jogo e devem também repensar muitas normas de segurança, dentro e fora do campo.
Levanta-se também a questão da punição do bárbaro jogador que deixou o joelho ir à cabeça do Petr Cech: a justiça desportiva chega?
“O futebol é um jogo de cavalheiros jogado por bestas; o rugby é um jogo de bestas jogado por cavalheiros…”
FR
17 outubro 2006
Futebol brutal
Posted by Francisco Rodrigues at 13:12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
É difícil. Eu não consigo dizer que o Hunt fez de propósito para acertar com o Joelho na cabeça do Cech. Na realidade, o futebol é um desporto perigoso tal como são todos os outros desportos de alto rendimento. Fórmula 1, ginástica desportiva, saltos para a água... Tudo pode trazer lesões. No caso dos futebolistas há duas vertentes: por um lado recebem muito dinheiro e estão protegidos por seguros milionários que raramente os deixarão pobres (se não têm seguro que tivessem feito, qualquer jogador de 2 honra tem dinheiro para proteger o seu sustento). Por outro lado, e corroborando a citação do texto o futebol é um desporto onde grassa a violência e a falta de respeito pelos outros.
Tenho muita pena do que aconteceu ao Petr Cech, até porque sempre APARENTOU ser um jogador simpático, afável e humilde. No entanto, quem está à chuva molha-se. O que é preciso é prevenir-se com um guarda-chuva ou impermeável...
Enviar um comentário