31 dezembro 2006

cemitério de pianos


Cemitério de pianos é o novo livro do escritor português, José Luís Peixoto.

""Neste romance, o tema central é a transcendência, na medida em que a morte não surge aqui como fim absoluto, mas para mostrar que - apesar dela - as pessoas continuam a existir naquilo que deixaram de si", explicou o autor.

Para José Luís Peixoto, o cemitério de pianos, que designa "a zona de uma oficina onde se acumulam pianos velhos e sem conserto", é também uma representação dessa continuidade, pois são os instrumentos mortos que "cedem as peças que permitem manter vivos outros pianos".

Os narradores do livro são um pai e um filho que, em tempos diferentes mas por vezes sobrepostos, vão desvendando a história da família "numa linguagem intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e esperança, de culpa e perdão", lê-se no site do autor."

Com Lusa

2 comentários:

Pedro Morgado disse...

Já tenho o meu assinado. Só me falta tempo para o ler...

Francisco Rodrigues disse...

O meu não está ssinado, embora eu conheça o José Luis Peixoto pessoalmente, uma vez que ele também estava no backstage dos Moonspell em Vilar de Mouros de 2006.
Ainda não comecei o Cemitério de Pianos. Mas já li livros dele que são, no mínimo, marcantes.