19 dezembro 2006

[etanol]



"A produção de etanol como biocarburante não só é uma alternativa que "reduzirá a dependência do petróleo" como pode "mudar a vida rural na América Latina" asseguraram terça-feira em Miami políticos e investigadores.

Para Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - que participou na conferência em que foi anunciada a criação da Comissão Interamericana de Etanol - este álcool, extraído de produtos como a cana-de-açúcar ou o milho, vai aumentar a produção energética na América Latina.

Por seu lado, o governador da Florida, Jeb Bush, irmão mais novo de George W. Bush, assinalou que o recurso ao etanol vai "reduzir a dependência americana do petróleo exterior" e assegurar a protecção do meio ambiente.

Também presente na conferência, o ministro de Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, afirmou que a "agro-energia" vai permitir "lançar uma nova civi lização".

Os políticos e especialistas reunidos em Miami acreditam que o etanol vai permitir que as nações pobres melhorem as suas economias, melhorando também a qualidade de vida de milhões de pessoas, pelo que propõem que as áreas improdutivas existentes sejam usadas para a plantação de cana-de-açúcar.

Os Estados Unidos são o segundo maior produtor mundial de biocarburantes, com 30 por cento, ficando apenas atrás do Brasil, que lidera com 34 por cento." RTP

2 comentários:

Anónimo disse...

www.3sistemas.blogspot.com

Francisco Rodrigues disse...

...dos americanos, e tão facilmente....é no mínimo de desconfiar......