31 dezembro 2007

O Natal acabou!

Finito

Tratado de Lisboa

30 dezembro 2007

Moscoso




Moscoso - Cabeceiras de Basto

José Luís Peixoto na 100ª

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS:
NA 100ª (BRAGA) - 24 DE JANEIRO, 18.30HORAS
NO S. MAMEDE (GUIMARÃES) - 25 DE JANEIRO, 21.30HORAS


"A imagem da capa funde duas fotografias: a mão engelhada de uma pessoa velha e uma parede caiada. Como se a pele daquela mão tivesse a mesma natureza da superfície rugosa daquela parede. Corpo e casa à mercê do tempo, como sinais de uma memória que é sempre o ponto de partida para os textos de José Luís Peixoto. Sejam eles contos, poemas, crónicas ficcionadas ou peças de teatro."

Cal, editado um ano depois do romance Cemitério de Pianos (que acaba de sair em Espanha), é o sexto livro de prosa de Peixoto e reúne 17 contos publicados em jornais e revistas, uma peça levada à cena pelo Teatro Meridional no São Luiz (À Manhã) e três poemas inéditos. Todos com um tema comum: a velhice. Naquilo que tem de belo, de melancólico, de exaltante ou de trágico.
No fundo, o autor juntou textos dispersos que só fazia sentido recuperar pelo facto de serem atravessados por uma unidade temática tão forte. "

José luís Peixoto sempre escreveu bastante sobre a velhice (há velhos em todos os seus romances), porque é “uma idade muito importante e muito subvalorizada”. O seu interesse literário não se centra na velhice em si mesma, com a sua sabedoria, os seus sobressaltos e rituais, “mas mais na passagem entre as várias idades e a forma como se lida com isso.”

Em Cal, à semelhança dos outros livros, os velhos vivem quase sempre num meio rural que José Luís conhece bem, porque viveu até ao fim da adolescência na aldeia de Galveias (concelho de Ponte de Sor). As figuras curvadas que trabalham no campo, mirram de desalento na escuridão das casas, vendem uma burra aos ciganos como quem vai para o cadafalso, ou acreditam que a sua horta de sempre cresce no espaço asséptico de uma enfermaria hospitalar, são muitas vezes decalques exactos de pessoas que o autor conheceu, ou de quem ouviu falar. Nalguns casos, há mesmo nomes reais que assomam às páginas, dando uma dimensão humana fortíssima às histórias, várias delas com um assumido cunho autobiográfico. in centésima.com

Cuidado com o Cigano

Nesta quadra, estive a passar alguns dias com uns amigos, que aproveitámos para conhecer um pouco melhor a zona de Vieira do Minho, Gerês, Montalegre e Cabeceiras de Basto.

As companhias foram óptimas, os locais lindíssimos e as gentes simpáticas. Gostei especialmente da Ponte de Mizarela e dos rebanhos de cabras, ovelhas e gado bovino com que nos cruzámos em diversas localidades. O meu orgulho pelo nosso País cresceu exponencialmente. Podemos ser pobres e despreocupados mas somos espectaculares. Somos simplesmente os maiores. Tenho que continuar a conhecer o meu País.

Entretanto um dos meus camaradas teve a feliz ideia, de, no último dia, irmos almoçar perto de Cabeceiras de Basto. Dirigimo-nos por uma paisagem lindíssima até à localidade de Moscoso e ao Restaurante "Nariz do Mundo". Aconselho a visitarem-no, dado o excelente atendimento, a boa comida, o bom vinho, a boa decoração, e, finalmente, o bom preço. Sinceramente, pensei que estavam a gozar comigo, dada a qualidade da refeição.

Entretanto, e para acabar, eis que no referido Restaurante se aproximou da nossa mesa um rapaz de cerca de quatro anos de idade e começou a mexer nos nossos objectos pessoais. Aqui é que me deparei com a parte estúpida da nossa viagem. A responsável pelo rapaz, deveria ser a Mãe, não tomando qualquer atitude, e deixando o miúdo continuar a sua brincadeira, dizia apenas:

"Não lhe dê confiança. Olhe que ele abusa"
"Não mexas nas coisas dos Senhores. Olha que eles chamam o Cigano"

Chegámos ao ponto. Posso-vos dizer que fiquei um pouco espantado com a minha atitude de calma e paciência. Mas pergunto-vos: Será que a culpa é minha? Será do rapaz? Ou será do Cigano? Do Cigano não seria que não vi lá nenhum...

Triste sina a do Cigano.

27 dezembro 2007

Sarkozy - um presidente baril

O primeiro golpe foi dado uns meses antes das eleições - juntou-se (num caso quase público, tear jerking, como diriam os Ingleses) à sua mulher da qual estava separado porque tinha o coração partido. Ganhou as eleições foi para a Sicília com patrocínio de um mecenas conhecido e passados uns meses mandou-a àquele sítio. Depois foi ter com Putin e apareceu tão radiante e contente por estar a dar a primeira entrevista como um dos líders do G8 (não, não estava bêbado, isso são as comadres, toda a gente viu que ele estava era contente...). Vai que não vai, o coração sôfrego apaixonou-se por uma das mulheres mais feias da França, de seu nome Carla Bruni. Foi mesmo amor, a parte carnal nada teve a ver com isso! Agora aparece nas conferências de imprensa de blazer no ombro, óculos de sol e sorriso à Hollywood. As suas mais recentes desventuras contam que um privado lhe emprestou um jacto para ir passar as suas férias ao Egipto. Curioso, não pagou pelo jacto e não pagou pelos seguranças que o vigiavam como cães de guarda. Como será que vai pagar? É que neste mundo, não há nada de borla...

26 dezembro 2007

"Absolutely Fabio"

Peço desculpa pelo anglicismo do post mas é engraçado. Os Ingleses vivem mesmo na esperança!


"Italy has fabulously enriched our national culture: Roman roads, central heating, the Renaissance, Lavazza coffee... The list is endless. But we have another reason for embracing the import of Fabio Capello as England's football manager. We are copying Italy's revolving-door approach to leadership. Since 1945 our national coach has been replaced 13 times, catching up with Italy's score of 15. Meanwhile, Italy has changed Prime Minister 37 times, against Britain's 12. But Italy has won two World Cups - one per 7.5 managers and 18.5 PMs. Using a complex politico-football algorithm, we can calculate that, if the British government collapses five times and Capello is not sacked, England are a shoo-in to win the 2018 World Cup. We live in hope."
in BBC Five Live

24 dezembro 2007

Era um destes...


via Ilustração Portuguesa

Bananeiro 2006

Vejam o que eu descobri no meu computador. Este texto foi afixado o ano passado no Café Imperial. Espectacular.

CONVOCATÓRIA “PRÉ-BANANEIRO”

TU QUE AQUI TIVESTE, TENS OU PENSAS VIR A TER AMIZADES, ESTÁS, DESDE JÁ, CONVIDADO PARA A DENOMINADA REUNIÃO ANUAL DOS AMIGOS DO CAFÉ IMPERIAL, A REALIZAR NO PRÓXIMO DOMINGO A PARTIR DAS 14 HORAS, ANTES DA PARTIDA PARA O TRADICIONAL “BANANEIRO”. DESTE MODO TERÁS OPORTUNIDADE DE REVER VELHOS AMIGOS, DAR AQUELE ABRAÇO ESPECIAL, OU, ATÉ QUEM SABE, DAR AQUELA FACADINHA NAS COSTAS QUE NUNCA TIVESTE OPORTUNIDADE DE DAR. VAMOS REUNIR A FAMÍLIA NESTE “TASCÃO” QUE NOS VIU CRESCER. COMPARECE.

SAUDAÇÕES IMPERIAIS

SEM MEDO



Quartos Escuros

Quero-vos dar a conhecer um daqueles blogs anónimos que faz mais pela poesia Portuguesa do que muitas editoras que se dizem culturais. Falo-vos do blog Quartos Escuros, mantido por João Miguel Henriques. Foi também ele um dos representantes Portugueses do recente Festival de Tordesilhas, um festival de poesia Ibero-Americana realizado em São Paulo no passado mês de Outubro. E para acabar deixo-vos um poema fenomenal do autor. A ele, as minhas vénias!

PROMETERAM-NOS BOMBAS

prometeram-nos bombas
os mentirosos.
perdeu-se uma boa ideia
eu tenho pena

o deserto atómico
ter-nos-ia ensinado
a morrer desprevenidos.
e passado o inverno rigoroso
eu teria regressado um cão.
sim, um cão pardo
triste e escanzelado
a farejar os restos insondáveis
da casa dos meus pais.
perdido na poeira dos mortos
entregue a tudo
os olhos humedecidos
amarrados a mim mesmo
pelas patas da frente

In O Sopro da Tartaruga

(que pode ser comprado na livraria Centésima Página)

21 dezembro 2007

A ditadura veste a pele da democracia

Um erro jornalístico, transcrito para o blogue Avenida Central, suscitou um mar de insultos por parte do presidente da junta de freguesia de Gualtar, João Nogueira, ao dono do blogue, Pedro Morgado. A frase originária do Correio do Minho foi:

«Já há algum tempo, pedimos à Câmara para remover aquela máquina. Mandei um oficio a solicitar que rebocassem a câmara»

Pedro Morgado foi atacado ferozmente pelo presidente da junta de Gualtar, que não gostou de ver publicado no blogue o engano do Correio do Minho.

Transcrevo o comentário feito, supostamente, pelo tal presidente da junta:

"O senhor Pedro Morgado deliberadamente e por questões politicas adulterou uma citação minha que veio no jornal do Correio do Minho do dia 18 de Dezembro. Isso demonstra a sua falta de carácter e de honestidade intelectual. Adulterar aquilo que alguém diz tem um nome muito feio na língua portuguesa e um nome que o senhor deveria saber, quero lhe dizer que é ligeiro em criticar mas quando chega o momento em que as criticas lhe chegam a si, o senhor não as aceita e retira-as do seu blog. E também lhe quero dizer que o senhor tendo faltado a um convite que lhe fiz para conhecer a realidade da Freguesia o senhor não apareceu, não passa de um... Fica convidado se tiver coragem a aparecer na Assembleia de Freguesia de Gualtar que se realiza no próximo dia 27 de Dezembro e aí poderá como todos os outros cidadãos questionar a Junta de Freguesia. Não venha com desculpas e ataques pessoais e seja mais receptivo as críticas, e até nem sei como o senhor ganhou o premio de melhor blog português. Se o conhecessem a si e as asneiras que diz e as injustiças que faz provavelmente só ganharia o prémio se o mesmo tivesse lugar no Zimbabué. Como o blog é seu espero que retira este comentário como fez a tantos outros a exemplo a de como acontecia com a PIDE.
Saudações"

Espaço Schengen


[a verde vemos os países previstos para aderirem ao Espaço Schengen num futuro próximo: Suiça, Liechtenstein, Chipre, Bulgária e Roménia]

Já é possível ir de carro, apenas com o BI no bolso, de Portugal até à fronteira russa.

Turquia

União Europeia
Como pode um país que num raid aéreo no Iraque destruiu várias aldeias (matando mulheres e crianças) sequer ser considerado para integrar a União Europeia?

Campanha à moda da TMN

A TMN, operadora móvel nacional, lançou uma campanha destinada aos colaboradores da Universidade do Minho (UM), que visa proporcionar-lhes um conjunto de condições especiais, tanto a nível de telecomunicações como de acesso à Internet.

A campanha oferece um conjunto de vantagens aos seus aderentes, entre as quais estão um tarifário mais competitivo do que é habitualmente praticado pela operadora; possibilidade de adquirir equipamentos a preços mais acessíveis; integração automática na rede privada da UM, oferecendo uma tarifa mais reduzida entre os aderentes; preços mais baixos de acesso à Internet, com a possibilidade de tráfego ilimitado.

Os interessados poderão contactar o número 800 96 96 96, caso queiram solicitar a adesão à Campanha Colaboradores Universidade do Minho ou apenas para mais informações. No entanto, esta campanha é apenas válida para funcionários docentes e não-docentes da academia.

A promoção está ainda aberta à participarção dos investigadores e bolseiros da UM, e também de um vasto leque de instituições, nomeadamente: Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM), Centro de Computação Gráfica (CCG), Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), Instituto Confúcio (ICON), Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e TecMinho.

É, porém, importante voltar a frisar que esta campanha não é válida para a população discente, isto é, para os alunos da universidade. in ComUM


Se os alunos não têm acesso a esta campanha, a AAUM também não deveria ter. Uma vez mais cultiva-se a imagem do aluno especial.

Sorteio UEFA


O Sporting Clube de Braga vai jogar com uma grande equipa alemã, o Werder Bremen. Sinceramente, prefiro assim, há que defrontar os melhores. E ainda há pouco jogamos com o Bayern e não perdemos, até porque o futebol alemão, na minha opinião, já viveu melhores dias.


Adenda: espero que o Salvador não tenha a ideia peregrina de voltar a inflacionar os preços dos bilhetes. Ele gosta de fazer isso, depois de elogiar os adeptos vitorianos.

20 dezembro 2007

Solstício


Black Winter Day - Amorphis
[pela noite mais longa do ano]

Santa Ignorância

Ontem, nas bilheteiras do estádio, ia levantar o bilhete para o jogo com o Estrela Vermelha quando ouço no guiché do lado:
"Tem cadeira anual?"
"Eu? Cadeira anual? Claro que não! Acha que sou rico?"

Obviamente que este não é um caso isolado. Mal sabe o homem que está a perder dinheiro a cada jogo que passa e que, a comprar jogo a jogo é que não ficará rico. Mas o problema não é o homem ter cadeira. O problema é como é que a direcção ainda não se apercebeu que muita gente ainda não sabe das vantagens da cadeira. Numa cidade como Braga, é preciso escrever as coisas com tamanho 80 e a negrito. O problema é que a direcção é de Braga e insere-se neste grupo e não se capacita que pôr informação no site não é por si suficiente. Para quando uma acção porta a porta a explicar tudo e a angariar sócios? por Koolricky in Arsenal de Braga



Este é um post que merece toda a atenção. A falta de profissionalismo do markting bracarense é um facto que se arrasta há tempo demasiado. E não é com quiosques no Braga Parque que se ganha legitimidade para, com insistência, minorar os adeptos do Braga em relação aos vizinhos vitorianos.

Há neve em Montalegre






Fotos via Câmara de Montalegre

TIME to go?

É um dos momentos mais esperados da quadra natalícia, aquele momento em que a revista Time indica a figura do ano. Entende-se como figura do ano, a pessoa que mais contribuiu para o funcionamento do mundo, quer seja positiva ou negativamente.
Eleger Vladimir Putin como figura do ano é uma forma de branquear todo o clima de terror instaurado a quem, na Rússia, lhe dirige críticas. Isto porque a revista TIME atribui a distinção como prémio pelo trabalho de Putin em restaurar o estatuto de super-potência. Queria ouvir a opinião de Ana Politkovskaya, a jornalista que sempre criticou as desigualdades sociais da Rússia foi assassinada em pleno Moscovo; nunca se descobriu quem foi. Ou de Alexander Litvinenko o ex-espião Russo foi assassinado na Inglaterra por supostamente ter muitos segredos (inconvenientes) para contar acerca de Putin. Estes são só dois dos mais mediáticos casos de assassinado provocados por aquele que foi nomeado pela Time para pessoa do ano. Falta saber dos outros, aqueles que não passam as fronteiras. Ou então aquele que morrem tão longe que ninguém os pode ouvir. Ainda não me esqueci do Kursk...

19 dezembro 2007

Outra vez!

Nem foi preciso meter a quinta velocidade. O Braga provou que mesmo a jogar em ritmo de cruzeiro tem mais jogo do que ex-Campeões Europeus a dar o litro. Ontem foram 2-0 mas podiam ter sido mais. No fim, o sentido de dever cumprido num grupo manifestamente difícil. Mais um ano nos últimos 32, mais um ano a dar pontos a Portugal. Pena as bancadas semi-despidas - a equipa merecia mais...

17 dezembro 2007

Um talento promissor

Parece mentira mas aos 15 anos Michelle Larcher de Brito já não é uma promessa do ténis. O prodígio parece querer finalmente pôr Portugal no mapa do ténis. No passado fim de semana ganhou o Orange Bowl, o torneio mais importante do circuito jovem contra uma Americana de 18 anos que, mesmo a jogar em casa, não teve arcaboiço para ganhar à Portuguesa. Muitas alegrias se esperam de Michelle. Para o bem do ténis Português!

16 dezembro 2007

Barroso


Feira do Fumeiro de Montalegre

A Dança das Ondas



São portugueses e chamam-se Ava Inferi.

Frio


Fim de tarde, hoje - São Vítor - Braga

A Nossa Avenida


Passeio Público - Braga - 1900

Merecidamente, o Avenida Central, foi eleito o melhor blogue português na categoria Cidade/Região. Uma vitória de Braga, do Minho.

13 dezembro 2007

Cimeira Europa África - O Outro Olhar



...

Mesa da Ciência


XIII/XII/MMVII-M.C.

peixe : avião

«Enquanto nadava, um peixe que assobiava bolhas e acordes pensou para si: "Como será o som fora de água? Só há uma maneira de saber... tenho de aprender a voar." E assim nasceu o peixe : avião e a sua música. Aprender a voar, mesmo sem penas, através da imaginação. Fluir como nadar, mesmo na ausência de água, através do pensamento.»
peixe : avião


Ronaldo Fonseca surpreende outra vez. Depois dos Sterling Moving Company e das suas aventuras fotográficas, Roni, como é conhecido na Mesa da Ciência, dá a voz a um projecto fenomenal - um misto de Radiohead, Sérgio Godinho e Fausto, em que a língua de Camões porta o sotaque do coração, pejada de sentimento.
peixe : avião vai dar muito que falar.

11 dezembro 2007

Menos Mal

S. C. BRAGA X Estrela Vermelha
19 Dezembro, 19h45

O S. C. Braga disponibiliza bilhetes para este grande jogo europeu aos seguintes preços:

- Sócios com Cadeira Anual – 8€
- Sócios sem Cadeira Anual – 12€
- Bilhete de acompanhante de Sócio – 12€
- Público – 15€
- Cativos – 30€

Nota: Os sócios têm obrigatoriamente que ter a quota de Novembro paga.
* As crianças até aos 14 anos tem entrada gratuita desde que acompanhadas por um adulto e pelo respectivo Bilhete de Identidade. in scbraga.pt
[Os bilhetes estão à venda a partir de hoje nos locais habituais.]



Esta tabela de preços é muito mais racional que a aplicada no jogo contra o Bayern.

Adenda: Espera-se que os adeptos e a equipa do Estrela Vermelha se portem melhor desta vez. Já chega de violência.


Balneário

O FCPorto abriu as portas do balneário ao público em geral. Nos corredores vêem-se imagens das vitórias do passado que, de certeza, fazem tremer os adversários. O Braga, tem uma taça de Portugal, de 1966, ilustrada em tamanho gigante numa loja do Retail Park. O balneário do Braga, infelizmente não conheço.


Wireless

30 pontos de wireless vão ser distribuidos pela cidade de Braga, para os bracarenses terem, nesses locais, acesso gratuito à internet e sem fios. Está prevista a entrada em funcionamento em Janeiro. Há que cumprir os prazos e escolher bem os locais.

10 dezembro 2007

Manuel Machado



E o Gato Fedorento não se lembrou do episódio do pau de marmeleiro;)

09 dezembro 2007

A Divulgação Científica

O Café Scientifique de Braga fez um ano. É a nossa contribuição para a divulgação da ciência e da cultura. É com orgulho que agradecemos a todos os oradores, colaboradores e à Velha-a-branca que connosco decidiu entrar nesta aventura.

Na última sessão do Café Scientifique de Braga o tema foi a Divulgação da Ciência. Foi discutida a sua importância na nossa sociedade e como esta deverá ser efectuada. O tema não poderia ser melhor para celebrar o 1º aniversário. Deste modo, gostaria de reflectir um pouco sobre o assunto.

Tendo em mente que a ciência pode ser uma arte como a música, a literatura, a escultura, a pintura, o teatro e o cinema, entre outros, porque será que a ciência raramente consta no rol das agendas culturais organizadas.

Não descurando a importância de todas as formas de expressão, será que no mundo em que vivemos, com a tecnologia em constante mudança, não deveríamos apostar mais um pouco mais na divulgação da ciência? Não nos colocaria numa posição de podermos ser pessoas com uma melhor integração na sociedade? Será que isso não facilitaria as nossas vidas?

Tudo isto foi discutido a semana passada, inclusivamente constou-se que o número de revistas e de programas televisivos sobre divulgação científica está a aumentar. Lembro-me da revista "National Geographic", da "Super Interessante", do "Biosfera" e do "2010". Todavia, estes últimos são divulgados a horas vergonhosas - quando estamos a trabalhar ou quando estamos a dormir. Será que deveremos ter apenas em mente os números relacionados com as audiências? Estaremos a criar uma geração Big Brother?

Contudo, sabendo que nem tudo é mau, no meio disto tudo houve algo de extremamente positivo. Lembram-se do Mega Ciência? Espectacular não foi? Foi bom relembrar o conceito. E gostaria de o ver outra vez, nem que fosse repetição. Além disso, aplaudo o horário em que o apresentavam. Penso que era no Domingo a seguir ao almoço. Os meus parabéns à SIC, mas gostaria que este projecto continuasse.

Vejam o sítio megaciencia.sapo.pt

Marés negras

Mais um derrame de petróleo. Mais uma maré negra. Mais um grave desastre ecológico, desta vez na Coreia do Sul. O ambiente está de luto. Estamos a acabar com o planeta.

Li que o navio em causa era de casco simples, quando a maioria dos petroleiros hoje em dia são de casco duplo. Este tipo de navios só deixará de circular, por razões de segurança, em 2010! Mas até lá, e para já, temos mais um marco desastroso da nossa história. Além disso, estamos a entrar no perigoso período de esta ser mais uma notícia, tal como acontece com a fome em África ou mais uma bomba que rebenta no Iraque. É mais uma notícia...

Outra das coisas interessantes, e depois do que aconteceu na Galiza, foi eu pensar se os voluntários estariam a adequadamente protegidos para a limpeza do crude. Quantos deste não poderão ficar com um cancro?

Pior do que o que está a acontecer, dado estes serem acontecimentos ocasionais, são as descargas ilegais com a limpeza dos tanques em alto mar com os resíduos a diluírem-se na água. Tal acontece devido à dificuldade de fiscalização e à falta escrúpulos dos donos dos navios.

Vamos lá reflectir um pouco.

Jantar Mesa da Ciência

Para quando um jantar do mesa da ciência?

Agora que estamos na quadra natalícia e que por tradição é o mês dos jantares e do convívio, porque não a realização de um jantar do mesa da ciência?
Lanço este repto aos fundadores e mentores deste blogue, porque afinal também é à boa mesa que surgem discussões bem acaloradas.

Etiquetas:Borracheiras

Acções precipitadas e inconsequentes

Gordon Brown decidiu boicotar a cimeira Europa-África porque nessa conferência iria estar o líder do Zimbabué, Robert Mugabe. Argumentava o Escocês que não havia espaço para lidar com ditadores e que não se sentaria à mesa com Mugabe. Vivo no Reino Unido há já nove anos e às vezes consigo compreender algumas atitudes Britânicas que aos olhos de um Português que nunca cá tenha vivido parecem incongruentes. Mas nesta situação continuo a perguntar-me:
(1) Será que não haverá mais ditadores no continente Africano que possivelmente tratam muito pior os habitantes do respectivo país? Será que Gordon Brown se sentaria à mesa com eles?
(2) Será que Gordon Brown pensa que virar as costas a todos os países Africanos irá fazer com que a situação melhore, ou que estes lhe dêm razão?
(3) Será que Gordon Brown pensa que este boicote vai melhorar a situação?
O certo é que esta atitude de Gordon Brown só facililtou a acção de Robert Mugabe no seu discurso aos presentes ao classificar a atitude dos países europeus de arrogante. Devia haver cartões amarelos na União Europeia.

Desporto em Braga

A televisão minhota MinhoActual dá uma dica útil a todos. Faça desporto e turismo ao mesmo tempo. Afinal, o escadório do Bom Jesus pode ser uma alternativa aos ginásios - não só mais barata como mais interessante!


Zandinga


"Quero que o Braga faça um bom campeonato, mas quero ficar à frente. E não irei perder o jogo da segunda volta em Braga." Manuel Cajuda in ComUM

Desastre

A linha do Tua vai acabar. É um erro gigantesco deste governo.

Grande Momento


Edimburgo

08 dezembro 2007

Inaceitável

Manuel Machado lamentou que o “SCBraga seja obrigado a jogar domingo às 15h00, depois de um compromisso europeu e uma longa viagem de regresso”. O jogo da Taça de Portugal é efectuado sem perfazer 72 horas do compromisso anterior, “uma regra que não existe na Federação Portuguesa de Futebol, mas conta nas competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, até parece que não é o mesmo futebol português”.

Á questão “tentaram adiar o jogo?”, o técnico respondeu que “no próprio dia do sorteio, pedimos o adiamento à FPF, que nos disse que só poderia acontecer com acordo da A.D. Camacha. Pedimos ao clube, que não concordou e o nosso lamento vai neste sentido. Parece que estar envolvido nas competições europeias não é importante para outros instituições desportivas. Nem FPF, nem Camacha, perceberam que a presença do SCBraga na Taça UEFA prestigia o futebol português, que após o jogo de Salónica chegou a Braga às 06h30 da madrugada de sexta-feira, parte hoje, sábado, para o Funchal, e vai demorar, por força da marcação da viagem, cerca de 7 (sete) horas para chegar à Madeira. Mas apesar da insensibilidade dos responsáveis do Camacha e da Federação Portuguesa de Futebol, nós lá estaremos para ultrapassar mais este obstáculo. in scbraga.com

A Federação Portuguesa de Futebol já não me surpreende com a sua total incapacidade. Quanto ao Camacha, a sua postura neste caso é lamentavel. Dirigentes destes não fazem falta ao desporto. Força Braga.

Em Montalegre



Iniciativa, da Câmara Municipal de Montalegre, estende-se até finais de Fevereiro. Restaurantes do concelho aderiram de forma espectacular. Preço da batata ronda os 30 cêntimos/Kg. Cozido custa a média de 15 euros por pessoa.

«A Câmara Municipal de Montalegre lançou uma campanha de promoção do cozido à barrosã com a particularidade de fazer referência à batata de Montalegre.
O Município há muito que lançou a Feira do Fumeiro e, para além de uma aposta turística com base da natureza e no ambiente, tem vindo a fazer uma campanha continuada de promoção dos produtos locais, entre eles algumas delícias gastronómicas.
A Vitela dos Lameiros de Barroso, o Cabrito de Barroso, o presunto, os enchidos e o pão centeio têm sido produtos de referência e que adquiriram grande projecção.
A Feira do Fumeiro trouxe também a expansão da gastronomia local e o cozido à barrosã institucionalizou-se nesta região. É um prato de Inverno pela gordura e pela pinga que normalmente o acompanha. É mais saboroso nestas terras frias e de neve do Barroso.
Nos fins de semana de Dezembro a Fevereiro os clientes marcam lugar nos restaurantes para saborearem um prato com paladar único.
O cozido é feito à base de carne de porco fumada: pernil, presunto, orelheira, peito e pé. Tudo bem temperado à maneira barrosã e curado com o fumo da lenha de carvalho e com o frio saudável desta terra. Não falta a chouriça, o salpicão, a sangueira e o chouriço de abóbora. Há quem junte galo do campo e vitela. Serve-se com couve levada da geada ou grelos. Há também quem junte nabo, cenoura e mesmo feijão. Todavia, o que dá uma característica mais rica a este prato é a batata de Montalegre, cozida com água de Montalegre». in câmara Montalegre

2000 anos


Arena de Verona - Itália

06 dezembro 2007

Ferramentas para o Mesa da Ciência

Para ter o Mesa da Ciência no seu leitor de feeds, clique aqui.

Para receber as novas do Mesa da Ciência no seu email, clique aqui.

AAUM

Foram 85 por cento, sim, mas isso apenas mostra que “as pessoas estão satisfeitas com o trabalho que a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) tem vindo a desenvolver”, indicou Pedro Soares à imprensa, logo após a divulgação dos resultados eleitorais. in ComUM

Notícias de outro planeta.

"Diz que até não é um mau blog"


Apreciação de Luís Caldas.

E as nossas sete escolhas são, sem ordem de preferência:

Avenida Central
Bracarae Avgvstae
O Mal Maior
Linha do Horizonte
Remisso
Colina Sagrada
Quartos Escuros

1. Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons, entende-se como bom os blogs que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários.
2. Só e somente se recebeu o “Diz que até não é um mau blog”, deve escrever um post:
- Indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog;
- A tag do prémio;
- As regras;
- E a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio.

Enjoy The Silence



Lacuna Coil - Enjoy The Silence [original dos Depeche Mode]

05 dezembro 2007

Café Scientifique Braga - Sessão de Dezembro

A Divulgação Científica

Professora Doutora Raquel Gonçalves-Maia
Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Prometeu roubou o fogo da forja de Hefesto e entregou-o aos homens. Prometeu é o Édipo da vida intelectual. O “Complexo de Prometeu”, disse-nos Gaston Bachelard, é a “vontade humana para a intelectualidade”. Os literatos são intelectuais, todos o sabemos. Sê-lo-ão também os cientistas? Serão uns e outros protagonistas de uma só cultura, ou teremos de considerar que existem duas ou mesmo três? C.P. Snow, os “intelectuais” de John Brockman e os “Pensamentos Secretos” de David Lodge ajudam-nos nas respostas.
Talvez domine a insciência, a falta de referência humana, de testemunho histórico; ou uma concepção errada da natureza da ciência, por deficiente ensino e divulgação. É difícil comunicar ciência, tanto mais quanto mais esta utiliza uma pesada simbologia.
A comunicação feita por imagem emparelhada com oralidade tem adesão imediata em quem vê e ouve. Tem sentimento, intuição e consciência; e, em geral, pouco rigor e pouco conteúdo. Em ciência, a memória visual e auditiva é preciosa, mas insuficiente. A internet, por seu lado, é inestimável, mas, sem aviso, infinita. O papel do livro é transmitir a interioridade que garante a interpretação e o discernimento que qualquer tema científico exige; em discurso escorreito.


Nota: Esta sessão, comemorativa do 1º ano de actividade do Café Scientifique Braga, realiza-se excepcionalmente numa Quarta-Feira, dia 05 de Dezembro, às 21h45 no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca.

Teatro da elite

Insultos, gritaria e troca de acusações. Aconteceu de tudo, anteontem à noite, no Theatro Circo, em Braga, depois da anulação de um concerto "Ópera dos Três Vinténs". Tudo começou em Fevereiro quando foi proposto, em regime de co-produção, um espectáculo de ópera, em que estariam ainda envolvidos a Casa das Artes de Famalicão, o Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, e o Teatro Aveirense. Nestes três locais houve espectáculos com casa cheia e pagamento de 25 mil euros em dinheiro. Em Braga, só foram vendidos 70 bilhetes, que iriam pagar o concerto.

Segundo António Salgado, um dos intervenientes no processo, o director artístico do Theatro Circo, "alegando não ter a totalidade da verba, disponibilizou-se a fazer duas récitas, pagando apenas uma, e a ceder o dinheiro da bilheteira. Ficava ainda encarregue de toda a parte da produção de muppies, cartazes e flyers". Mas Paulo Brandão nega tudo "Eles que me mostrem um documento qualquer onde isso esteja escrito. O que está contratualizado é que o espectáculo seria pago com a bilheteira". O director artístico bracarense diz ainda que "foram os músicos que cancelaram o espectáculo duas horas antes, numa votação de braço no ar, liderada por António Salgado", que contrapõe: "Paulo Brandão tenta fugir e defender-se como pode de uma situação sem saída que foi, desde o início, uma brincadeira pegada".

Outra contradição tem a ver com o número de espectáculos Brandão diz que só era um. Salgado diz que eram dois. "Começou por ser apontada a data de 8 e 10 de Novembro, mas foi adiada por Paulo Brandão. Apresentou depois os dias 2 e 3 de Dezembro, dias que levaram os músicos a desmarcar outros concertos". O director artístico exige mais uma vez provas: "O que está escrito é um concerto no dia 3, às 21.30 horas, pago com a bilheteira".

Este "processo ridículo", como lhe chamou Salgado, vai agora avançar para Tribunal. Paulo Brandão promete apresentar uma queixa-crime por difamação e atentado ao bom-nome contra António Salgado, Marcos Barbosa e os músicos presentes

António Salgado diz que em 35 anos nunca viu nada assim. "A programação do Theatro Circo é carne picada, importada dos Estados Unidos, com que se fazem hambúrgueres culturais. O Theatro Circo é nesta altura o MacDonalds da cultura em Portugal".

A administração do Theatro vai investigar o caso até ao fim e tomar uma posição depois. in JN

03 dezembro 2007

Bom Vento Tropical


Caracas - Venezuela

Venezuelanos dizem um surpreendente "não" à reforma constitucional proposta por Chávez. Milhares de venezuelanos saíram hoje às ruas do leste de Caracas para celebrar a vitória do "não" - por pouco mais de 50 por cento - no referendo de ontem sobre a reforma constitucional proposta pelo Presidente Hugo Chávez, que já admitiu a sua derrota.
Cerca das 04h00 horas locais (8h00 horas em Lisboa), quase três horas depois de o Conselho Nacional Eleitoral ter divulgado os resultados, formaram-se cortejos automóveis, com buzinas, foguetes e tambores, pelas avenidas de Las Mercedes e Chacao.
Em Altamira (Chacao) os opositores à reforma constitucional ocuparam a Praça de França, local emblemático para a oposição, pois foi ali que em 2002 dezenas de militares se declararam em desobediência ao regime do presidente Hugo Chávez.
Os manifestantes cantarolavam canções em apoio à RCTV, o mais antigo canal de televisão do país, forçado a deixar de transmitir em finais de Maio último porque o presidente venezuelano decidiu não renovar a licença, argumentando que era "golpista".
Também canções alusivas ao futuro, com expressões como "eu fico na Venezuela porque sou optimista" e "não há mal que dure cem anos", se ouviam pelas ruas do leste da capital.
Em contraste com o que acontecia naquela zona da capital e em diversos Estados venezuelanos, as ruas do centro de Caracas, onde tradicionalmente se concentram os simpatizantes do presidente venezuelano, permaneciam vazias, contando-se pelos dedos os escassos veículos que passavam. in Público


Esta notícia tem tanto de bom como de inesperada. Falta saber o que vai Chavez inventar desta vez.

02 dezembro 2007

O fundo do mar - mistério e oportunidade

Hoje de manhã, fiquei encantado com o que descobri no sítio portugaldiario.iol.pt. Deixo-vos aqui o texto:


"São monstros marinhos, fósseis vivos e seres fluorescentes que têm em comum o facto de habitarem as zonas mais recônditas dos oceanos. Todos podem ser vistos pela primeira vez em imagens captadas pela jornalista e cineasta francesa Claire Nouvian, refere a BBC. Munida de câmaras digitais, a profissional conseguiu revelar com detalhe a aventura que empreendeu pelo escuro oceano, a uma profundidade que chegou a sete quilómetros.

«Foi como se um véu tivesse sido levantado, revelando pontos de vista inesperados, vastos e mais promissores», referiu Nouvian.

O resultado da viagem está no livro The Deep, lançado este mês no Reino Unido e nos Estados Unidos: 220 fotografias de seres vivos bizarros e surpreendentes, acompanhadas por textos escritos pelos maiores especialistas mundiais em oceano profundo. O oceano profundo é um dos maiores e mais desconhecidos habitats do planeta, estimando-se que acolha entre dez e 30 milhões de espécies. Curioso é o facto de apenas cinco por cento do leito do oceano ser conhecido com detalhe. As próximas gerações de exploradores têm muito caminho para explorar."


Simplesmente fantástico, imaginem o que ainda faltará descobrir. Fascinante.

Deverão consultar o sítio www.thedeepbook.org, dado que não coloquei as imagens todas neste post.


Euro 2008

Grupo A:

Portugal
República Checa
Suiça
Turquia


A Turquia nunca é uma equipa fácil; a Suiça pode criar-nos imensas dificuldades por jogar em casa; a República Checa é actualmente um colosso do futebol mundial. Temos a vida complicada, mas com esforço e disciplina o grupo está ao nosso alcance.


Os outros grupos são:

Grupo B

Áustria
Croácia
Alemanha
Polónia

Grupo C

Holanda
Itália
Roménia
França

Grupo D

Grécia
Suécia
Espanha
Rússia

Sem dúvida que o "grupo da morte" é o C.

01 dezembro 2007

Maior Festival de Heavy Metal do Mundo



No Wacken Open Air, Alemanha, 2007

1º de Dezembro

Foi outrora na cidade mais dos estudantes do que festa nacional. Recordamos as "troupes" de capa e batina, a moca ornada de fitas ao gosto das raparigas, os galinheiros que se esvaziaram por motivo das ceias académicas, as agitações barulhentas de todas as ruas e durante todo o dia, os polícias que perderam a paciência, os professores que, nesse dia, não tinham autoridade.

O SOLENE TE DEUM

O primeiro dia de Dezembro começava com um acto solena na Sé Catedral: O TE DEUM.
Os estudantes de capa e batina, cansados alguns da ceia do dia anterior, não faltavam ao primeiro acto das celebrações festivas. O enorme espaço da Sé de Braga tornou-se pequeno, não poucas vezes, para os estudantes e para o povo. Que bela música foi executada pelo orfeão dos seminários. O TE DEUM desse dia era efectivamente um número indispensável nas celebrações académicas. Aí se juntavam antigos e modernos, todos quantos falavam a linguagem da escola ou da história. Aí se juntavam todas as instituições de ensino. Aí Braga estava presente. Era um número indispensável das celebrações académicas.

RÉCITA DE GALA

Lembramos a récita do Teatro Circo feita com toda a preparação, com muita competência, e sobretudo com a solenidade que merecia: era efectivamente uma récita de gala, era mesmo um regalo para a cidade que enchia o teatro por completo.

CORTEJO

Depois haviam os cortejos históricos que aglutinavam à sua volta o mundo todo através de todas as ruas da cidade. Cortejo Histórico que se lhe chamou, festa dos estudantes era.


Aspecto do Cortejo Histórico do 1º de Dezembro de 1956


Outro aspecto do mesmo Cortejo Histórico

in Lyceu Nacional de Braga 1836/1986

Braga à Mesa

A apresentação do evento e lista dos restaurantes aderentes, aqui.

via
Município de Braga

Atirar areia para os olhos

O ministro da Saúde veio congratular-se com a redução da incidência de novas infecções de HIV e de novos casos de SIDA. Os números baixaram e desde 2001 que não se vêem tão poucas infecções. Esqueceu-se porventura, é que mesmo assim Portugal é o quarto país com mais novas infecções na União Europeia, o que num país tão pequena atesta a deficiência da prevenção.
Ah, e já agora, seria benéfico para todos, inclusivé para a Economia, se uma acção fosse lançada para educar o povo Português a não discriminar os portadores do vírus. Isso é que é terceiro mundismo.

A solução às vezes está mesmo ali ao lado...

Em plena guerra fria, numa das primeiras missões americanas ao espaço, um dos participantes relatou que teve grandes dificuldades em escrever com a caneta no espaço. A NASA investiu muito dinheiro e passado uns tempos conseguiu desenvolver uma caneta capaz de o fazer.

Hoje, depois de muitos anos passados, sabe-se que a Rússia usava lápis de grafite. ;-) Afinal era bem mais simples e mais barato.

Turismo


Azibo - Macedo de Cavaleiros - foto de Pedro Guimarães


Algumas aldeias transmontanas desertificadas reúnem condições para dinamizar um novo conceito turístico de recriação de épocas históricas ou ambiências capaz de impedir que se transformem em meros vestígios arqueológicos.

A ideia é defendida pelo arqueólogo Luís Pereira, da extensão de Trás-os-Montes do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).
A região trasmontana contabiliza já alguns casos de aldeias completamente despovoadas, sendo Benrezes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, um dos mais emblemáticos. O anterior bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Rafael, recorria a este exemplo frequentemente na sua luta contra a desertificação do Nordeste, pedindo para que não se permitisse que a região tivesse o mesmo destino. Esta aldeia "fantasma", a meia dúzia de quilómetros da cidade de Macedo de Cavaleiros, está completamente abandonada e em ruínas. A sua história é feita de lendas de maldições que terão dizimado a população, mas, para o arqueólogo Luís Pereira, a versão mais plausível para este abandono terá sido uma epidemia. A maior parte da população terá sido afectada e a que escapou fugiu da aldeia para a povoação mais próxima de Vale da Porca ou outras. Para trás, as pessoas deixaram, há já várias décadas, as casas e os equipamentos colectivos agora em ruínas, mas ainda demonstrativos da mais pura ruralidade.
"Uma jóia" é como o arqueólogo considera Benrezes, acreditando, por isso, que das ruínas das casas e ruas muralhadas em pedra poderia erguer-se um novo conceito turístico na região, que já é aplicado em outros países. Os adeptos da natureza no seu estado mais puro teriam aqui a oportunidade de desfrutar do mais bucólico cenário, onde não se avista sequer um poste de electricidade. Os campos em volta estão lavrados e, de quando vez, é possível avistar um rebanho entre os tons da natureza junto ao rio Azibo. É numa das margens do rio que se encontra o mais importante e vistoso núcleo da aldeia com um moinho em pedra "altamente sofisticado para a época", dispondo de três mós a trabalhar em simultâneo num processo totalmente tradicional. Os balcões típicos das aldeias transmontanas, com as escadas de acesso à porta principal, ou as tradicionais manjedouras para os animais no andar inferior das casas são algumas das características presentes. Esta ambiência campestre podia ser aproveitada para fins turísticos com a revitalização da aldeia, na opinião do arqueólogo Luís Pereira. Para este técnico, outras aldeias podiam dar origem a projectos idênticos, com outras temáticas ou recriação de épocas históricas relevantes na região. [...] in RTP



Apesar de eu não conhecer a região, lendo esta notícia com atenção, parece-me que a ideia é boa. Havendo vontade política, o projecto poderá andar para a frente. A dinamização do interior do país, com a criação de estruturas para fixar populações e convidar novos habitantes, é uma preocupação que os governantes centrais e locais do nosso país deveriam ter.

Praxe

Duas notícias verdadeiramente arrepiantes sobre o baixo nível em que decorrem algumas praxes académicas. O ambiente universitário deve ser repensado a fundo em Portugal. Há, ano após ano, relatos trágicos da suposta integração universitária, mas raramente há responsáveis. Ou se definem regras sólidas, ou o melhor mesmo será acabar com isto de uma vez por todas.