09 dezembro 2006

O Oásis ou A China - parte II

O crescimento da economia chinesa está a originar um movimento nunca antes visto nos mercados mundiais. Os chineses estão cada vez mais consumistas. Em Shangai por dia passeiam-se três milhões de pessoas pela principal rua da cidade. Uma rua de 12 kilómetros com lojas dos dois lados.
Mais do que consumistas, os Chineses estão a adquirir novos hábitos, muitos deles devido ao novo-riquismo crescente. Entre outros, o consumo de bebidas alcoólicas cresce todos os dias. E é por aqui que nos podemos "vingar" da afluência de produtos chineses em Portugal.
Os chineses não produzem vinho. Mas bebem cada vez mais. Está nas nossas mãos anteciparmo-nos aos outros produtores de vinho e "invadir" o mercado chinês NÃO SÓ COM VINHO mas também com campanhas de publicidade bem desenhadas e direccionadas. Temos que pôr o vinho Português como uma moda!
Mais do que vermos os produtos chineses a invadir os nossos mercados e cruzarmos os braços praguejando contra tudo e todos sem nada fazer, temos que ser empreendedores e valentes.

2 comentários:

NA disse...

A questão levantada pelo Ricardo acho, sem sombra de dúvida, interessante...

Temos que arranjar mecanismos de vencer no mercado global em vez de nos chorarmos que os chineses andam a "partir tudo"...

A prova mais que evidente que os europeus têm um testemunho a dar no mercado chinês é que, quando se ameaçou com limitações às exportações chinesas, eles responderam com uma ameaça de cancelar a encomenda de aviões que tinham a empresas europeias...

Portugal pode dar um contributo não só nos vinhos como também na área do textil lar e do calçado de qualidade... Apostar na qualidade e não na quantidade nem em preços, porque nisso os "automatos humanos" chineses batem-nos...

Francisco Rodrigues disse...

A industria portuguesa do vinho, se é que se pode chamar assim, é das coisas que eu menos compreendo. Acho mesmo misterioso, inconcebível, como os melhores vinhos do mundo, não tenham quase nenhuma projecção internacional. Incompreensivel.