09 janeiro 2007

Borat

Sacha Baron Cohen acabou o curso de psicologia em Cambridge com um First Degree, a classificação mais alta que se pode obter naquela instituição. Quando todos lhe auguravam um futuro promissor na alta roda da comunidade científica eis que o jovem decide por fazer um sketch de 2 minutos no programa Eurotrash interpretando Ali G. O sucesso foi instantâneo e os produtores do programa deram-lhe mais minutos, que ele transformou em minutos de crítica mordaz entrevistando e comicamente sabotando entrevistas com muitas personalidades como o líder dos Orangistas na Irlanda do Norte. O filme AliG, não obstante a comédia ficou além das espectativas e devo dizer que fiquei desiludido, apesar de me ter rido a bom rir. A crítica estava muito maquilhada.
Com Borat, Sacha vai para o frutífero mundo americano da crítica. Sem me alongar em explicações, Borat é um jornalista Casaque que é convidado pelo presidente do Casaquistão para ir à America e aprender os bons exemplos. Obviamente, o que Borat mostra é que na América grassa livremente o que de mais podre há na sociedade: o racismo, o ódio, a hipocrisia, o aproveitamento do alheio, as falsas aparências e a terrível ganância por dinheiro. Mas também mostra como alguns mitos nos países ex-soviéticos são infundados, tudo isto num filme que a certas alturas me fez chorar de tanto rir. Portanto, dado isto, o que poderia eu dizer de mal neste filme? Primeiro, Sacha filmou as imagens da sua "terra natal", supostamente o Casaquistão, na Roménia, o que, quanto a mim, lhe tirou um bocado de razão. Em segundo, Sacha gozou o espectador ao incluir música "supostamente" Casaque quando na verdade a música era na sua maioria dos países balcãs. Não obstante isto, Borat é um filme que aconselho a todos menos aqueles com incontinência urinária.
vejam aqui o trailer e atenção ao inglês que é com sotaque casaque!
80/100

5 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Um filme que deveria dar a imagem Casaque e é filmado na Roménia com músicas dos Balcãs?
Ainda não o vi, mas fico com a ideia de, nestes aspectos, ser um clone do Gato Preto Gato Branco.

koolricky disse...

Não tem nada a ver Chico, embora os dois sejam divertidos, mas de maneira diferente...

Francisco Rodrigues disse...

Ricardo, não vi o filme. Talvez a paisagem e as pessoas romenas sejam parecidas com o Cazaquistão.

koolricky disse...

"Talvez a paisagem e as pessoas romenas sejam parecidas com o Cazaquistão."
Nem por isso. Acho sim que o Sacha se aproveitou da ignorância popular acerca do Casaquistão. A Roménia era mais barata e menos burocrática. Daí as minhas críticas...

Francisco Rodrigues disse...

Acredito Ricardo, mas não terá sido também por questoes de segurança? Pergunto porque já vi na televisão que os casaques não morrem de amores por este filme.