20 janeiro 2007

O ranking das universidades mais globais

"Wake up and smell the coffee, Socrates!" era o que diria o director da Newsweek quando Sócrates lhe dissesse que estava a investir na educação. Com efeito, nenhuma universidade Portuguesa conseguiu chegar ao ranking das 100 mais globais do mundo. E que critérios foram usados nesta sondagem? O número de artigos publicados, a qualidade do ensino e a "multi-culturalidade" de estudantes e docentes. E porquê este último parâmetro? Aos olhos da Newsweek, ter uma população mista com vários ângulos de vista sobre um determinado assunto só pode ser benéfico para um mundo que caminha a passos largos para a globalização. Ou seja, levado à letra, o papel de uma universidade (o de disseminar conhecimento) faz-se na sua plenitude tendo estudantes de todo o lado, para que esse conhecimento possa ser disseminado outra vez em paragens distantes.
Claro está que a universidade que ganhou esta competição foi surprise surprise, Harvard. A maior parte das universidades presentes na lista são Norte-Americanas mas contam-se muitas Britânicas, Canadianas, Chinesas, Japonesas, Holandesas, Alemãs... Mas nenhuma Portuguesa! A Universidade de Edimburgo ficou-se pelo honroso 47º lugar, o sexto entre universidades Britânicas (ou 4º se excluirmos London School of Economics ou Imperial College, universidades centradas no ensino de Economia e Ciências, respectivamente).
O que nos falta para ficarmos um bocado mais à frente neste campo. Primeiro, mudar a mentalidade de contratar um Português pela simples razão que se é Português. A comunidade estrangeira da UM é, no mínimo, ridiculamente pequena. Há que abrir novas vagas para o programa Erasmus, Sócrates (não o da ministra da educação) e programas especiais com Universidades fora da União Europeia. Só trazendo ideias e pontos de vista novos para Portugal poderemos competir com os outros países.
Mas vá lá que não vá, muita gente vai ficar contente pelo facto de a Espanha também não ter nenhuma universidade nesta lista e para essas pessoas isso já é meia vitória. Mas é por causa dessas pessoas que temos que mudar mentalidades.

2 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Caro Ricardo,
ainda ontem no programa "A Alma e a Gente" do Prof. José Hermano Saraiva, o tema era "Do que os Portugueses são capazes" e, entre várias sugestões de sucesso para industrias e artes portuguesas, bem como sugestões de evolução da postura de alunos e professoras nas salas de aula, finalizou o programa com esta frase:
"o futuro de Portugal está na Escola."
Goste-se ou não deste historiador ex-ministro do Salazar, não podia estar mais certo. E se eu uma vez escrevi um post a comparar Portugal à Finlândia sobretudo a nivel de educação, vejo agora que tanto o programa do Hermano Saraiva como o teu post me dão razão: a educação em Portugal é uma fraude gutural.

Francisco Rodrigues disse...

Obviamente uqe não me esqueci do post do Nuno "O estado do ensino superior em Portugal", que vem sublinhar fortemente o que está dito.