01 março 2007

Monte Picoto


via: Câmara Municipal de Braga


O Presidente da Câmara Municipal de Braga tornou hoje públicas algumas características do Parque Urbano do Picoto, um projecto que envolve mais de 21 hectares de terreno daquele promontório sobranceiro à cidade.

Mesquita Machado – que justifica esta intervenção como «um imperativo de dignificação daquele património natural de que Braga se orgulha e do qual deve usufruir em pleno» -- adiantou que a execução física se iniciará concluídos que estejam todos os planos específicos das várias empreitadas que implica.
O ante-projecto hoje exibido dá conta de um vasto conjunto de equipamentos de uso público que, a par do tratamento urbanístico e florestal, vão dar corpo a este parque urbano, designadamente dois espaços para a prática de desportos radicais (obstáculos-skate, patins, “bmx”…), uma pista de patinagem, uma pista de “cross”, um mini-golfe, um espaço para escalada e “slide”, vários percursos “btt”, uma pista de “ski” em material sintético ou um parque infantil.
Compreende ainda um “mirante”, um espaço de culto, um acesso em escadório até ao topo do monte, um parque de merendas, uma zona de relvado e outra de mata, um outro parque de estacionamento automóvel coberto, uma unidade de restauração com esplanada e uma outra zona comercial exclusiva para café-bar e serviços.
Neste ante-projecto inscrevem-se, além dos referidos, equipamentos como uma biblioteca, um espaço multifunções em anfiteatro e um parque de estacionamento automóvel para 100 lugares com potencialidades para utilização de sistemas multimédia.
As várias áreas de circulação distribuem-se por percursos exclusivamente pedonais, em terra batida, outros em asfalto verde (pista de bicicletas, trânsito automóvel eventual…), e outros em asfalto vermelho (atletismo, “jogging”…).
O Presidente da Câmara Municipal de Braga – que admitiu a utilização pública deste parque urbano, situado junto de uma das principais e históricas entradas da cidade, «em finais de 2008, princípios de 2009».
O novo Parque Urbano do Picoto vai tornar-se, assim, em conjugação com o Parque Urbano da Ponte, a mais importante área de desporto e lazer ao ar-livre da cidade.
Fonte: Câmara Municipal de Braga

4 comentários:

Anónimo disse...

Nos meus tempos de estudante (já lá vão 20 anos), o Picoto era um lucal de culto... para namorar. Depois vieram os "da pica" e aquilo transformou-se num casal ventoso da pior espécie. Foi com tristeza que eu vi o "meu" picoto degradar-se. Depois vieram os incêndios... depois falou-se da invasão do cimento. Só maus ventos...
por tudo isto é com grande esperaça que encaro esta possibilidade de transformar de novo o picoto num local de vida saudável, como Braga tanto precisa e merece.
E que Deus nos livre do amaldiçoado cimento...

Francisco Rodrigues disse...

Faço as minhas as tuas palavras Cardoso, e encaro este projecto com esperança, mas sempre desconfiado. A ver vamos no que dá. O ideal seria fazer uma intervenção de fundo também no Parque da Ponte e em toda a zona do Estádio 1º de Maio.

Pedro Almeida disse...

É impossível não olhar com desconfiança. Não acredito que não haja asneira.

koolricky disse...

Concordo com todas as opinioes aqui expressas!