20 abril 2007

Ignorância



"Um sociólogo polaco, Ryszard Nowak de seu nome, tentou impedir a realização de um concerto do grupo português Moonspell, ontem em Varsóvia, na Polónia.

O sociólogo pertence ao denominado ‘comité polaco de protecção contra seitas’ e convocou mesmo uma conferência de imprensa, na qual acusou os Moonspell de serem uma banda “satânica”. Mais. Citando um especialista da seita, o sociólogo disse que os concertos dos Moonspell são “um evento escandaloso que promove a ideologia do ódio, a matança de animais, a devastação de igrejas cristãs e a propagação da morte.”

Uma petição para tentar impedir o concerto foi também dirigida ao presidente da Câmara de Varsóvia. O concerto, previsto para o Club Proxima, tinha lotação quase esgotada. Até ao fecho desta edição não havia informação de cancelamento.

Esta não é a primeira vez que os Moonspell são acusados de atentar aos ‘bons costumes’. Em ‘96 uma professora alemã ‘perseguiu’ a banda por alegadamente esta incitar ao consumo de droga, no tema ‘Opium’, inspirado no ‘Opiário’ de Fernando Pessoa."
in Correio da Manhã

O que é que se pode dizer de uma coisa destas? Pura ignorância e fanatismo... um perigo.

10 comentários:

NA disse...

Xico, tema perigoso... Por um lado para quem não percebe nada de música a análise pode ser (ou não) compreensiva por outro...

Sem ter nada contra os Moonspell, até porque já fui a concertos, e penso que em termos de um concerto como espectáculo são a melhor banda que já vi (não é só música e efeitos de luz... há ali mto mais), mas por outro lado nem toda a gente que está naquele espectáculo está lá pela música. Não achas que nestes concertos há uma maior concentração de satánicos do que noutros?

Uma coisa é quem vai assistir, outra é a mensagem que a banda pretende passar... Daqui a pouco dizem que os Xutos incentivam a andar aos xutos a tudo e a atirar "contentores" a toda a gente. Se virmos bem o concerto dos xutos tem tantos drogados como dos moonspell e nem por isso as pessoas proibem os xutos de tocar... Para não falar de Jorge Palma e Rui Reininho que entram no palco no estado que toda a gente sabe...

Francisco Rodrigues disse...

Nuno, concordo com a tua análise, mas entramos na tal discussáo de que ultimamente se tem ouvido falar: a infiltração da extrema direita nas claques de futebol. Partindo do provável princípio que aconteça, corre-se o risco da generalização, até porque uma claque de futebol não pode ter SÓ pessoas más.
O facto de haver góticos, metaleiros, satânicos, queques e pessoas normais nos concertos de Moonspell, mostra que são uma banda admirada por todos, nos quatro cantos do mundo. Agora, se me disserem: "os satânicos estão lá", respondo:
será que eles bebem sangue, matam galinhas, queimam igrejas e tem relações sexuais em cima de campas? Obviamente que não. Acrdito que 99% das pessoas que se vestem "à gótico", fazem-no mais por vaidade.

Esse sociólogo Polaco, é que, ao afirmar tamanhas barbaridades, demonstra uma total ignorância sobre os Moonspell e a mensagem que carregam artisticamente. Se calhar, no dia em que esse senhor vir uma novela brasileira, vai pensar que aquilo não é ficção, é pura realidade. Ele é o fanático, ele é o manipulador de ideias, ele é o demente nesta história toda.

NA disse...

Xico,

eu não misturava o assunto dos Moonspell com o assunto das claques... Nunca vi, num concerto dos Moonspell faltar ao respeito a ninguém que estivesse a sua beira... Num concerto destes vai quem quer e já sabe com o que pode contar, a menos de uns charros, típicos de qualquer concerto, tudo o resto e puramente legal...

No caso das claques, a música toca de outra forma... Temos casos repetidos de violência e violação da lei. Para além dos ditos charros, temos dispositivos explosivos, temos armas brancas (e não só), temos negócios muito pouco claros com enriquecimento dos líderes. Pode haver muito boa gente nas claques (assim o espero que sabes que tenho familiares em algumas), mas o movimento das claques não é só pelo apoio do clube... Eu não acredito nisso...

Francisco Rodrigues disse...

...somos dois. E talvez a comparação que eu fiz não tenha sido a melhor, realmente. Toda a gente sabe que eu já vi imensos concertos dos Moonspell, e nunca vi nada do que aquele lunático polaco afirma:
"matar animais, atentar contra a igreja", enfim. A loucura é cega, mas por vezes não é pura e funde-se com a maldade. O que não falta por aí são manipuladores de mentes frágeis (tal como esse sociólogo polaco) e quando a carne é fraca, a crença - seja em Deus, no diabo ou nos homens - pode ser levada ao limite do fanatismo e quando assim é, normalmente há problemas e inocentes sofredores.

Longe de um espectro tão negro, estão os Moonspell que fazem música pela arte, pode chamar-se estilo gótico, sempre com influências literárias. A sonoridade, a presença, a mensagem, sofreram a sua evolução ao longo dos anos, mas sempre com a marca Moonspell, na sua vertente artística. Satanismo aqui, nem pensar.

Francisco Rodrigues disse...

Ganhou o bom senso:

afinal sempre houve concerto. O fanatismo e ignorância do sociólogo fanático, bem como dos seus seguidores, não levaram a melhor sobre um espectáculo musical, de quem representa a cultura portuguesa. Ainda bem.

koolricky disse...

Eu acho que o sociólogo queria era "fazer sexo em cima de uma campa"... eh eh eh, gostei dessa.
De resto, de acordo com vós os dois.

NA disse...

Ricky, parece-me uma boa ideia... Mas a música dos Moonspell de fundo, não deve ser muito motivadora para isso... Que dizes Xico?

Francisco Rodrigues disse...

A música dos Moonspell é a ideal ;) Até os mortos têm que se divertir de vez enquando, nem que seja na companhia dos vivos.

NA disse...

Não sei porque, talvez por causa da hora... Mas veio-me à cabeça a ideia de um negócio, um cemitério tipo bordel, com alternadeiras góticas ;-)... Musica dos Moonspell sempre a bombar...

Rentabilidade elevada...

Francisco Rodrigues disse...

Isso é que era:)

Já agora, nesta altura em que se comemoram as queimas das fitas pelo país, os Moonspell estarão:
->06 de Maio na Semana Académica de Faro
->19 de Maio na Semana Académica de Viana do Castelo.

Infelizmente, parece que o Enterro da Gata (AAUM) não escolheu os Moonspell...