19 junho 2007

Apito Dourado

Apito Dourado: Cai o primeiro processo contra Valentim
Processo está relacionado com o jogo Naval-Chaves. Major está "satisfeito, mas não surpreendido"




Um juiz de instrução da Figueira da Foz decidiu não levar a julgamento Valentim Loureiro e o árbitro Paulo Baptista, no processo relativo ao jogo Naval-Chaves, na primeira acusação do Apito Dourado que cai em fase de instrução.

A informação foi confirmada à Lusa pela defesa de Valentim Loureiro. Comentando a decisão, o próprio Valentim Loureiro disse à Lusa que está "satisfeito, mas não surpreendido".

"Surpreendido fiquei quando o DIAP (Departamento de Investigação de Acção de Coimbra) me acusou neste caso. Mas, o que lá vai, lá vai", acrescentou.

O autarca de Gondomar declarou-se "convicto" de que todos as outras acusações que lhe são imputadas "hão-de ser arquivadas porque, tal como neste caso, não há factos que sustentem qualquer crime".

O caso Naval-Chaves diz respeito a um jogo que contava para a Liga de Honra e que se realizou em Novembro de 2003.

Apoiado em escutas telefónicas de conversas entre Valentim Loureiro e Paulo Baptista, um árbitro de primeira categoria, o Ministério Público (MP) imputava-lhes, respectivamente, crimes de corrupção activa e passiva.

O MP defendia que Valentim Loureiro tinha pressionado o árbitro para favorecer a Naval 1º de Maio, para que os seus dirigentes apoiassem, depois, o major nas eleições para a Liga de Clubes.

Numa fase anterior do processo tinham já caído as suspeitas que, no âmbito deste processo, recaíam sobre Aprígio Santos (presidente do Naval) e Júlio Mouco (vogal da comissão de arbitragem).

Em fase de instrução está outro processo envolvendo Valentim Loureiro, relativo ao jogo Boavista-Estrela.

O antigo presidente da Liga de Futebol Profissional e presidente da Câmara de Gondomar vai a julgamento no processo principal do Apito Dourado, o relativo ao Gondomar Sport Clube.
In JN

4 comentários:

NA disse...

Mais uma vez voltamos a questão dos MEGA PROCESSOS...

Já o disse neste blog e volto a repetir, estou farto de mega processos... Estou farto de investigações que só contribuem para aumentar a venda de jornais... Estou farto de ver julgamentos jornalisticos...

Dá-se a ideia que se vai apanhar "OS GRANDES", os bichos papoes, os causadores de todo o mal no mundo, e no final tudo termina na mesma...

Começo a pensar que quando Valentim Loureiro dizia querer ser julgado na televisão não pensava muito bem no que dizia, porque talvez ai a justiça fosse mais "justa"...

Francisco Rodrigues disse...

Concordo plenamente com o Nuno. Digam-me quantos mega-processos foram terminados?

rui disse...

Exactamenete, é vira o disco e toca o mesmo.

Como se não bastasse o Major ficar impune, ele ainda pondera processar o estado!!! Ele há cada um...

Francisco Rodrigues disse...

Mas há mais: caso Moderna, Pimenta Machado, Apito dourado, Fátima Felgueiras, Casa Pia, etc. Quantas condenações ou absolvições houve? Zero. É só águas de bacalhau para os tubarões, poque a sardinha pequena lixa-se sempre.