17 junho 2007

Rica Favela




Do lado esquerdo da primeira imagem, o Bom-Jesus, quase que já nem se vê; o amontoado de vivendas cresce exponencial e caoticamente encosta acima; outro pormenor interessante é o enorme somatório de gruas que se vêem por toda a parte; na segunda imagem, do lado direito, note-se um aglomerado de vivendas que, sem dar por ela, vão crescendo e ganhando terreno àquela que é, depois do monte de Santa Marta das Cortiças ter ardido, a última mancha verde da cidade.

6 comentários:

koolricky disse...

Enfim, resta-nos pelo menos a consciencia que estamos a tentar fazer ver 'as pessoas as vergonhas que se passam nesta cidade!

NA disse...

A cidade viu resolvido, nos ultimos 25/30 anos um problema sério, o problema de habitação. Logo a seguir ao 25 de Abril quem quisesse comprar uma casa em Braga não tinha casa a venda... O problema foi o que resultou da resolução desse problema: uma cidade cresceu sem qualquer preocupação urbanistica... Prédios alternam com vivendas, misturam-se com outros prédios de diferentes cores, feitios e classes arquitetonicas...

Faltam jardins, faltam parques verdes, faltam parques da cidade... Os poucos que temos arriscam-se ao abandono (Parque da ponte, Bom Jesus, ...)

A solução ideal era deitar o que esta mal a baixo e reconstruir, mas isso seria impossivel... Tenham pelo menos cuidado nos loteamentos que agora crescem... A ver pela encosta de lamaçães, está a tornar-se num autentico pesadelo...

rui disse...

Isto é o resultado dos loby´s em Braga.Quem manda em Braga são os empreiteiros.

Francisco Rodrigues disse...

...um grande pesadelo. E a ver pelas imagens, também se consegue reparar que já existem ruas em alcatrão com terrenos livres à volta: o que significa que vão crescer mais urbanizações, a ver amontoadas. O cimento dá mais dinheiro, aos mesmos, que construir um parque verde a sério.

Francisco Rodrigues disse...

Rui, os empreiteiros e a igreja.

rui disse...

Exacto Chico, esqueci-me da Igreja que também é bastante influente em Braga