19 junho 2007

Youtube

Youtube disponibiliza nove sites nacionais em sete línguas
Portugal fica fora dos países contemplados




O YouTube, propriedade do Google, vai disponibilizar, a partir de hoje, nove sites em sete idiomas, que irão permitir a pesquisa de conteúdos por país.

Espanha, Brasil, França, Japão, Itália Holanda, Polónia e Reino Unido contam, a partir de hoje, com os seus próprios sites nacionais, com tradução para o idioma do país, quer na página inicial, quer nas funções de pesquisa.

Os fundadores do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, apresentaram em Paris esta iniciativa, destinada a aumentar a presença internacional da empresa e a sua quota de mercado, com a intenção de incrementar o número de associados que pretendam colaborar com o site, bem como o número de utilizadores.

O YouTube pretende aproximar-se mais das características dos utilizadores de cada país, na sua grande maioria mais interessados nos vídeos dos seus conterrâneos do que nos vídeos oriundos de outros países.

Actualmente, o site de intercâmbio de vídeos conta com 150 associados de diversas áreas, como agências noticiosas, cadeias de televisão, clubes desportivos e organizações cívicas.

A BBC, a RAI, o FC Barcelona, o Greenpeace ou os Médicos do Mundo fazem parte das entidades que introduzem conteúdos no YouTube.

Os fundadores esperam agora que o número de associados aumente com esta iniciativa.

Chad Hurley e Steve Chen lançaram o YouTube em 2005 para difusão dos seus próprios vídeos.

Actualmente, são inseridas a nível mundial pelos utilizadores seis horas de novos conteúdos a cada minuto que resultam em milhões de vídeos armazenados.

"Queremos entreter e informar o mundo com os nossos vídeos", afirmou Chad Hurley, destacando que já há acordos com sociedades de gestão de direitos para respeitar a propriedade intelectual.

Actualmente, metade do tráfego do site é efectuado por utilizadores fora dos Estados Unidos, um factor que impulsionou a criação dos sites nacionais.
In JN

5 comentários:

NA disse...

Rui, faltou dizer que a RTP também tem acordo com o YouTube.

Os ultimos programas do Gato Fedorento tambem ja estão no YouTube, colocado lá pela própria RTP.

O acordo com outras empresas foi uma forma inteligente de contornar o problema que estava a surgir com direitos de autor...

Sem dúvida uma das grandes invenções dos novos tempos.

Anónimo disse...

O português onde está? Eu sei!

Não vai estar. Tudo por causa do que aconteceu no Brasil, com o episódio Ciccareli. Se bem se lembram, o Youtube esteve fora do ar, recebeu milhentas reclamações por retirado o vídeo da menina a "enjaular" o seu parceiro.

Talvez isto sirva de vingança contra os brasileiros.
O que, em meu ver, é um erro crasso do Youtube, por uma razão muito simples: a quantidade de falantes da nossa língua, que seria um mercado exponencial para os meninos americanos... Talvez paguem caro este erro de estratégia.

Convido-vos a passarem os olhos por uma revista brasileira chamada webinsider e descubram o youtube brasileiro.


MF

rui disse...

Anónimo, estou de acordo contigo, uma vez que a língua Portuguesa é falada por milhões de pessoas

Francisco Rodrigues disse...

O anónimo MF deduzo que seja o Kiko Mau Feitio.

koolricky disse...

MF, bem dito! Além disso, o Brasil está-se a informatizar completamente e o número de Brasileiros com acesso à internet tem crescido imenso! Creio que daqui a uns meses teremos um site youtube em português... Pena ser em Brasileiro...