18 julho 2007

Braço de ferro II



A Força Aérea Rússa negou hoje que dois dos seus bombardeiros de longo alcance tenham entrado no espaço aéreo britânico ontem, alegando que os aviões estavam em treino, sobrevoando águas de zona neutra e que o episódio nada tem a ver com a recente tensão diplomática entre Londres e Moscovo.

Os jactos da Força Aérea Real britânica interceptaram ontem dois bombardeiros Tupolev que se dirigiam, segundo dizem, para o espaço aéreo britânico. Os Tupolev, o equivalente aos B-52, ícones da Guerra Fria, terão voltado para trás antes de terem alcançado o Reino Unido.

“Os nossos aviões estavam a fazer voos planeados sobrevoando águas neutrais”, disse Alexandre Zelin, General da Força Aérea russa à agência Interfax. “Estes voos tem sido feitos e vão continuar de acordo com o nosso plano de treinos de equipas de longo-alcance”.

O incidente, que lembra os piores tempos da Guerra Fria, surge em plena crise diplomática entre Londres e Moscovo depois do Kremlin se ter recusado a extraditar o homem que é acusado de ter morto no Reino Unido o ex-espião russo Alexander Litvinenko. Como resposta Londres expulsou esta semana quatro diplomatas russos.

Os Tupolev, inicialmente destinados a largar bombas nucleares, foram depois adaptados para vigilância e patrulhas marítimas.

in Público

1 comentário:

koolricky disse...

tá bonito. Zangam-se as comadres sabem-se as verdades. Esperem pelas cenas do próximo capítulo!