09 julho 2007

A energia nuclear nunca nos salvará da catástrofe ambiental.

Foram válidos até agora os argumentos que defendiam que a energia nuclear é uma arma para evitar o aquecimento global. No entanto, estes argumentos perderam consistência depois de desvendado o mais vasto relatório feito acerca deste tema. As conclusões são más para aqueles que defendem a energia nuclear.

O estudo, efectuado pelo Oxford Research Group diz que o sonho de a energia nuclear produzir energia barata, limpa e suficiente é um mito. Diz o estudo que para que a energia nuclear tenha um impacto no ambiente serão precisas serem construídos 3000 reactores nos próximos 60 anos (1 por semana!). Só estão propostos 76.

O estudo também realça o pormenor de ser cada vez mais difícil - e a médio prazo, impossível – obter urânio enriquecido.É verdade que estão a ser feitos avanços para criar quantidades de energia semelhantes a partir de urânio empobrecido mas isso esta ainda longe de ser uma realidade.

O estudo, acaba também por dizer que, a serem construídos 3000 reactores, estes terão que ser distribuidos pelo mundo, e que, a acontecer, isso levará a que mais países tenham acesso a armamento nuclear.

1 comentário:

Francisco Rodrigues disse...

Infelizmente a questão energética está longe de ver a luz ao fundo do túnel. Continuamos demasiado dependentes do petróleo e a libertar toneladas de CO2 para a atmosfera, o que provoca o degelo do ártico. As grandes potências deveriam pensar bem nisto.