10 julho 2007

Keep Bill on tap not on top

É este o modus operandus da figura do ex-presidente Bill Clinton para a campanha de Hillary Clinton, a candidata dos Democratas. A senadora está em plena campanha para ganhar as eleições do partido para depois se poder candidatar ao posto de Presidente dos Estados Unidos da América. Será a primeira mulher-presidente e com isso, Bill será o primeiro primeiro-cavalheiro (creio que será este o denominador para o marido da presidente).
No entanto, usar Bill Clinton é um pau de dois bicos. Se é verdade que a sua figura captura muitos votos no sul (Bill vem do Arkansas onde muitos o consideram o primeiro presidente negro dos EUA), e tenha um carisma muito forte no eleitorado é também verdade que o caso Lewinsky ou as constants viagens ao passado do seu mandato podem relembrar o eleitorado que nem tudo foram rosas na presidência Clinton. Traduzindo a frase do título para Português, soltá-lo sem lhe dar rédea solta.

2 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Será que desta vez vai surgir novamente o espectro do empate nas votações? Aquele clima de desconfiança sobre quem ser+a reaalmente o vencedor? Nas ultimas eleições isso fez-me confusão, num país tão grande como os EUA, que mais parece um continente, ter que se contar até ao ultimo voto.

koolricky disse...

Chico, o pior é quando se conta até ao último voto, se sabe que um candidato tem mais votos que o outro, mas porque o irmão do outro é governador desse estado os resultados são sonegados e o outro se torna o presidente da guerra.
Parece tirado dum país Africano mas aconteceu nos Estados Unidos.