09 setembro 2007

Com um nó no estômago

Como um Português que viveu 8 anos na Escócia e onde aí ganhou a paixão pelo Râguebi, hoje é um dia especial.
Frente a frente estão duas selecções que apoio e que quero que ganhem. Dum lado o meu Portuguesismo não se consegue emancipar e obviamente que quer o melhor do mundo para esta selecção de jogadores que simbolizam o epíteto do jogador amador. Embora a palavra amador tenha nos dias que correm um sentido pejorativo, ela significa o que de mais puro há no desporto. O amor e a paixão por competir e por fazer o tudo por tudo por ganhar. Não consigo imaginar-me a querer que Portugal perca, mesmo que isso seja o mais óbvio. Do outro lado, estão ainda alguns jogadores que me ensinaram o bêábá do râguebi. Fui muitas vezes ver e apoiar a Escócia no mítico Murrayfield Stadium, convivi de perto com muitos jogadores da selecção que vão pisar o relvado hoje (e posso garantir que são muito educados e simpáticos) e nutro uma simpatia especial por esta selecção que se tornou, sem que disso desse conta, a minha segunda pátria.
E tenho um nó no estômago. Se a Escócia perder deita por terra a hipótese de passar à segunda fase (algo que nunca aconteceu) e isso deixar-me-ia bastante triste. Mas quero que Portugal mostre ao mundo que a vontade da Alma Lusitana é maior que qualquer outra e que o Amor, Dedicação e Esforço são atributos tão bons como o Pedrigree.
Só me resta esperar pelo apito inicial. E lá estarei com a bandeira Portuguesa na mão e o casaco da Escócia vestidos. Que ganhe o melhor.

8 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Ora. Mas o que me irrita é ver uma selecção amadora conseguir um feito histórico, que foi recebida e felicitada pelo Presidente Cavaco, abandonada pelo serviço público da RTP. Quem quiser ver os jogos, em Portugal, só na Sport TV. Uma oportunidade perdida para se difundir e dar a conhecer entre o povo português uma belíssima modalidade. Tristeza.

osso disse...

Pois vencer a escócia justificaria um chegada com honras de estado...
Mas os 10 pontinhos que conseguimos não foram nada maus. Tive pena por alguns lances defensivos em que poderiamos ter saido bem melhor. Mas contra factos não há argumentos e ficou evidente a diferença entre o profissionalismo e amadorismo neste jogo.

Concordo plenamente com a ideia do francisco. O rugby é uma modalidade com muito potencial e que é abandonado a um canal pago. O futebol pode dar-se a esse luxo e o rugby? não merecia um apoio maior por parte do estado?

koolricky disse...

Tens razão osso, houve não só alguns erros defensivos como outros ofensivos que numa selecção como a Escócia seriam imperdoáveis. Mas numa selecção como Portugal onde não se treinam 5 horas por dia, são coisas que acontecem.
Gostaria de focar a aparente falta de nervos que a equipa Portuguesa demonstrou, assim como o jogo corrido e arrojado que por vezes tentou jogar. Até os comentadores da ITV escocesa elogiaram (e bastante) os lobos.
Há 9 anos foram 89-11 (eu estava em Murrayfield). Hoje foram 55-10. Daqui a 9 anos estaremos muito melhor! Agora que venha a Nova Zelândia!

rui disse...

Impressionante!! a forma como os nossos Lobos cantaram o Hino, fiquei todo arrepiado, ali sente-se que há um verdadeiro espírito patriótico e de equipa, um exemplo a seguir por outras modalidades.

Quanto ao resultado, embora sendo eu um leigo na matéria,penso que foi positivo, tendo em conta que a Austrália massacrou autênticamente o Japão(uma selecção profissional), por 91-5, julgo que foi este o resultado.

rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
osso disse...

tenho pena de não ter mais tempo para acompanhar o rugby, por cá.
esta falta de tempo leva a que não tenha uma grande noção das regras e da tática.
mas mais tempo haverá e maior empenho espero por por esta modalidade em que se promove a união e o espectáculo.

PS: koolrick ficaria muito agradecido me arranja-se um sites úteis sobre rugby, para me poder embrunhar mais neste fantástico jogo...

koolricky disse...

osso, para começar vê o artigo na wikipedia. É simples mas para começar está bom!

http://en.wikipedia.org/wiki/Rugby_union