21 setembro 2007

Não matem o desporto (III)


Envergonha-me ver a Selecção Nacional de futebol, bem como a federação, dirigida por pessoas incapazes. Scolari leva com um castigo da UEFA, sem precedentes na benevolência. Depois de agredir um jogador, em que o mundo inteiro viu, à frente de uma selecção altamente reincidente em violência, apanha só 4 jogos de suspensão. Ridículo. A hipocrisia de Scolari é inexcedível. Pede desculpa com pele de cordeirinho, mas insiste no patético argumento de ter respondido a uma agressão (o tal tapinha na mão); sublinha também que foi defender, tal progenitor, o seu menino Ricardo Quaresma: talvez muita gente se tenha esquecido, mas o treinador brasileiro ficou a dever um mundial ao Quaresma, já que em 2006 ele era apenas o melhor jogador em Portugal. Enfim, a federação portuguesa de futebol é uma podridão e parece haver muita gente interessada que assim continue.

13 comentários:

Anónimo disse...

Quaresmo era o melhor jogador?????
Para ti a bola é quadrada miudo.

Francisco Rodrigues disse...

Foi considerado unanimemente o melhor jogador do campeonato nacional em 2006. Isso é oficial.

koolricky disse...

Na altura (antes do mundial) defendi que preferia o Boa Morte ao Quaresma. Mas com a merda que o Boa Morte foi para lá fazer devia ter sido mesmo ele a ser escolhido. Enfim, quanto à situação dentre da Federação... Nada que me admire...

Jorge disse...

É mesmo um castigo "faz de conta"!

Anónimo disse...

Isto de fazer comentarios pelas imagens q passam na TVI n ta com nada, pois se virmos o q mostram na televisão, o Scolari metralhou o homem com socos. O q interessa é o relatório do árbitro, e esse deu um parecer bastante favorável à atitude do Scolari, e mostrou q muita da culpa foi dos jogadores da servia, jogadores esses q n são nenhuns santinhos pois ja s viu a borrada q muitos deles fizeram qd vieram ca a braga jogar à uns anos atrás.
N sei pq essa atitude de atacar o Scolari, ja q um orgão independente q é a UEFA e o próprio áribitro n tiveram tantos problemas como voçes. Isso parece um pouco de xenofobia por o homem ser brasileiro, porque qq coisa serve para ataca-lo.
É melhor deixar as entidades competentes aplicar os castigos, e não tentarmos ser como os comentadores desportivos q andam por ai, cada um fala do q sabe...

NA disse...

Bem, eu que nao percebo nada de futebol so acho que sendo o futebol algo tao importanto e com um impacto em diferentes grupos etarios e socio-economicos, tem que se ser duro neste tipo de atitudes. Por um lado a UEFA aplica o castigo que achar conveniente, mas por outro lado, as entidades portuguesas devem abrir um processo disciplinar para apurar os factos e castigar o seleccionador se for caso disso.

Que pelo menos seja a seleccao a ser exemplo disso, ja que muitos clubes preferem defender este tipo de atitudes, quer de treinadores como de jogadores e adeptos... Se de facto querem limpar o nome do futebol, se querem dar uma imagem credivel ao desporto e se querem torna-lo cada vez mais apelativo para chamarem pessoas ao estadio, so tem uma hipotese acabar com cenas deste tipo, ou pelo menos mostrar que quem entra neste tipo de situacoes e castigado (se assim tiver que ser e claro).

koolricky disse...

Cristovao, nao confundas alhos com bogalhos. 1 - Se os jogadores da Servia foram provocadores entao deviam ser punidos. 2 - Ninguem aqui esta a metralhar o Scolari ou a ser xenófobo. Simplesmente, ele, como treinador de uma equipa de futebol, tem que dar o exemplo. Tu, já andaste à chapada com um competidor em alguma conferência? 3 - O propósito deste blog é mesmo esse: dar as nossas opiniões.

Anónimo disse...

Eu n sou contra as pessoas darem opinião, mas acho q devem ver todos os factos e não somente o q aparece na TV. Mas o q eu acho é q existe perseguição ao Scolari por parte de muita gente, pois não vi as mesmas opiniões qd o joão pinto agrediu um arbitro e teve um castigo fraco, pois o arbitro n o atacou. E a pouco tempo o cristiano ronaldo foi acusado de agredir um adepto e ninguem fala disso. N façam como muitos queres de mandar o scolari embora, pq o proximo a vir pode ser o josé couçeiro q cunhas para isso n lhe faltam.
E qt a federação abrir um processo disciplinar, isso foi a primeira coisa q fizeram, pelo menos foi o q vi nos jornais. Não vejo qual a vantagem de castigar mais do q a UEFA ja faz, para mostrar o q?
Temos um sistema judicial mais fraco q o resto da europa, ultimamente temos centenas de detidos a serem libertados por causa do novo código penal, provavelmente os casos de crime económico e corrupção nunca mais vão dar em nada, e quilo q nos preocupamos é a federação de futebol dar o exemplo à UEFA de como se castiga alguem. Acho que deviamos era revoltarmos-nos por casos bem piores q este, e q a justiça dê exemplo em casos a sério.

NA disse...

Eu sei que quem joga futebol ou assiste a sua equipa jogar costuma viver com os nervos a flor da pele... Mas felizmente, o futebol e visto por quase toda a populacao portuguesa, sendo um exemplo para todos.

Vivemos numa sociedade virada para a economia. Suponhamos que uma determinada empresa tem um representante numa reuniao de uma confederaçao. Esse representante agride alguem, fica sujeito a um processo nessa confederacao. Alguem acredita que o patrao dele tambem nao o vai processar? E a imagem da empresa que esta em jogo.

Scolari nao esta la por ele, esta a representar a seleccao portuguesa. E assim como o Cristovao generalizou sobre os jogadores da Servia dizendo que eles era todos provocadores, eu nao quero que digam que os portugueses resolvem tudo ao soco, como fez o Scolari...

Mais, eu nao digo que ele deve ser mais ou menos castigado. Eu digo que se devem apurar os factos. E se ele teve culpa deve ser castigado e mto bem castigado. O mesmo espero para qualquer profissional a trabalhar em qq servico publico. So me faltava um dia destes estar a reclamar com a senhora da loja do cidadao pela lentidao do servico e ela mandar-me um estalo...

Depois nao nos podemos queixar de ter miudos a andar a xapada nas aulas de educacao fisica, durante um jogo de futebol (nunca aconteceu?). E que estes sao os exemplos que eles vem na tv... Querem rematar como o Quaresma, fintar como o Ronaldo e socar como o Scolari ;-).

NA disse...

Tb acredito que a historia seja aumentada na esperança de trazerem o mourinho para a seleccao. O que ele ja recusou... :P

koolricky disse...

Concordo contigo. Quando o João Pinto agrediu o árbitro no Mundial nunca mais o quis ver na selecção, nem mesmo depois de ter vindo para o Braga. A propósito do Cristiano Ronaldo ter agredido um jogador, ele foi castigado com três jogos, e embora fosse uma atitude de retaliação, acho que foram muito bem dados.
É pena que os jogadores de futebol vivam no seu mundo e não liguem a televisão para ver uns joguinhos de râguebi. Ainda podia ser que aprendessem qualquer coisinha...

Anónimo disse...

Eu acho q aqui ninguem achou bem aquilo q o Scolari fez, por isso acho q n é preciso continuar c os exemplos de agressões em conferências, ou empresários, e principalmente das nossas criancinhas e alunos, pq isso a mim emociona-me... ate ja tou aki a chorar.
O assunto q eu introduzi foi o facto de querermos tar a colocarnos assima das entidades competentes e querer mostrar q somos uns puros e castigamos os maus. Se lerem o Sol desta semana (o nuno q s contente c a CNN :p) podem ver algumas pessoas da área a concordar cmg (como so li o abstract n posso dizer mais), de resto a minha opinião esta no ultimo post q pus.

NA disse...

Eu acho que nao preciso de ser um grande especialista para saber que uma agressao e um crime... Mas pronto... Nao quero emocionar ninguem com estes exemplos. Apenas mostrar que tudo isto esta relacionado...

Mas se tu achas que os especialistas e que sabem nao sei pq criticas o sistema judicial, afinal os gajos que la estao tem muito mais canudos em direito que tu... ;)

Os especialistas em futebol sabem tanto de sociologia e de direito quanto eu...

Mas n quero com isto impor a minha opiniao... Apenas deixa-la registada, para mais tarde poder dizer... EU BEM AVISEI :P