23 outubro 2007

Tratado de Lisboa

No passado dia 20 de Outubro, pela madrugada, assinou-se um novo tratado para a "nossa" Europa dar mais um passo para ser, não uma comunidade de países, mas antes uma federação de estados à semelhança do que acontece nos Estados Undos da América. Eu, sou federalista convicto, mas arrepio-me no que à cultura concerne. Na minha opinião, cada estado, ou cada país, tem uma cultura tão forte e tão diferente, que pode ser considerada um património nacional. Ora este é o problema! É que cada país, a partir de uma certa altura (e essa altura já chegou) poderá começar a ter um processo de aculturação. Eu considero-me europeísta convicto e claro que há valores europeus em comum , mas recuso-me a diluir culturalmente com os demais da Europa. Mas verdade seja dita... também um bocado de cosmopolitice não faz mal a ninguém.

3 comentários:

koolricky disse...

Europa Unida? Sempre. Federalismo? Nao, obrigado.

Pedro Almeida disse...

Eu penso que será sempre como jogar futebol com chuteiras das mesma marca mas com camisolas diferentes. Lembrem-se que mesmo dentro dos Estados Unidos da América também existem diferenças bem acentuadas. Comparem os texanos com os de Beverly Hills. Contudo, defendem-se uns aos outros, e são o que são, para o bem e para o mal, dada a sua união.

koolricky disse...

Mas queres comparar as diferenças entre os estados dos Estados unidos e os países da Europa? A União Europeia conseguirá sobreviver enquanto que for uma União. Quando quiser ser mais do que isso vai ao charco, como já foram todas as tentativas de unir a Europa...