09 dezembro 2007

Acções precipitadas e inconsequentes

Gordon Brown decidiu boicotar a cimeira Europa-África porque nessa conferência iria estar o líder do Zimbabué, Robert Mugabe. Argumentava o Escocês que não havia espaço para lidar com ditadores e que não se sentaria à mesa com Mugabe. Vivo no Reino Unido há já nove anos e às vezes consigo compreender algumas atitudes Britânicas que aos olhos de um Português que nunca cá tenha vivido parecem incongruentes. Mas nesta situação continuo a perguntar-me:
(1) Será que não haverá mais ditadores no continente Africano que possivelmente tratam muito pior os habitantes do respectivo país? Será que Gordon Brown se sentaria à mesa com eles?
(2) Será que Gordon Brown pensa que virar as costas a todos os países Africanos irá fazer com que a situação melhore, ou que estes lhe dêm razão?
(3) Será que Gordon Brown pensa que este boicote vai melhorar a situação?
O certo é que esta atitude de Gordon Brown só facililtou a acção de Robert Mugabe no seu discurso aos presentes ao classificar a atitude dos países europeus de arrogante. Devia haver cartões amarelos na União Europeia.

2 comentários:

Gisela Rodrigues disse...

Sim, a atitude não foi a mais correcta. Se fosse dito algumas verdades ao Sr. Mugabe teria talvez mais impacto do que não o ter enfrentado.

Pedro Almeida disse...

Realmente. Quando não se concorda com algo, penso que o melhor é estar presente e não ausente.