09 dezembro 2007

A Divulgação Científica

O Café Scientifique de Braga fez um ano. É a nossa contribuição para a divulgação da ciência e da cultura. É com orgulho que agradecemos a todos os oradores, colaboradores e à Velha-a-branca que connosco decidiu entrar nesta aventura.

Na última sessão do Café Scientifique de Braga o tema foi a Divulgação da Ciência. Foi discutida a sua importância na nossa sociedade e como esta deverá ser efectuada. O tema não poderia ser melhor para celebrar o 1º aniversário. Deste modo, gostaria de reflectir um pouco sobre o assunto.

Tendo em mente que a ciência pode ser uma arte como a música, a literatura, a escultura, a pintura, o teatro e o cinema, entre outros, porque será que a ciência raramente consta no rol das agendas culturais organizadas.

Não descurando a importância de todas as formas de expressão, será que no mundo em que vivemos, com a tecnologia em constante mudança, não deveríamos apostar mais um pouco mais na divulgação da ciência? Não nos colocaria numa posição de podermos ser pessoas com uma melhor integração na sociedade? Será que isso não facilitaria as nossas vidas?

Tudo isto foi discutido a semana passada, inclusivamente constou-se que o número de revistas e de programas televisivos sobre divulgação científica está a aumentar. Lembro-me da revista "National Geographic", da "Super Interessante", do "Biosfera" e do "2010". Todavia, estes últimos são divulgados a horas vergonhosas - quando estamos a trabalhar ou quando estamos a dormir. Será que deveremos ter apenas em mente os números relacionados com as audiências? Estaremos a criar uma geração Big Brother?

Contudo, sabendo que nem tudo é mau, no meio disto tudo houve algo de extremamente positivo. Lembram-se do Mega Ciência? Espectacular não foi? Foi bom relembrar o conceito. E gostaria de o ver outra vez, nem que fosse repetição. Além disso, aplaudo o horário em que o apresentavam. Penso que era no Domingo a seguir ao almoço. Os meus parabéns à SIC, mas gostaria que este projecto continuasse.

Vejam o sítio megaciencia.sapo.pt

2 comentários:

Unknown disse...

O Mesa da Cieência depois de um ano já mexeu com as mentalidades de muita gente. Parabéns aos organizadores que sessão após sessão não esmurecem com este projecto fenomenal.

Francisco Rodrigues disse...

Excelente texto.