16 fevereiro 2008

Festival de Berlim



Já tinha dito aqui no blogue que o filme brasileiro Topa de Elite é fabuloso. É, por isso, com naturalidade que vejo esta notícia.

"Tropa de Elite", o polémico filme de José Padilha sobre a violência policial no Rio de Janeiro arrecadou hoje o Urso de Ouro, o mais alto galardão do Festival de Cinema de Berlim.

Apesar de não se tratar de um documentário, "Tropa de Elite" retrata as histórias verídicas de 12 antigos oficiais daquela unidade paramilitar cuja insígnia - uma caveira atravessada por um punhal - e indumentária negra causa terror aos habitantes das favelas cariocas.

No ano passado, vários oficiais do Batalhão de Polícia de Operações Especiais do Rio tentaram fazer com que o filme de José Padilha, sobre a actuação daquela unidade, fosse impedido de passar nos cinemas.

Organizações dos Direitos Humanos afirmam que os membros da unidade, especialmente destinada ao combate aos gangs armados que dominam o tráfico de droga, costumam disparar indiscriminadamente.

"O filme ganhou grande notoriedade no Brasil e este prémio dá-nos força para seguir em frente", declarou o produtor Marcos Prado enquanto recebia, ao lado de José Padilha, a estatueta dourada do Urso de Ouro, do Melhor Filme.[...] in RTP

Sem comentários: