16 fevereiro 2008

Paolo Maldini - El Cuero de Drago

Desde os anos oitenta, tempos dos três holandeses e de Fábio Capello, que gosto do AC Milan.


Impressionante a quantidade de craques que por lá passaram. Sem falar dos craques dos últimos anos, lembram-se do Van Basten? Gullit? Rijkaard? Papin? Weah? Savicevic? Pannuci? Boban? Dessaily? Tassoti? Costacurta? Massaro? Donadoni? E o grande capitão Franco Baresi?

Era um sonho. Ainda me lembro da final de 93/94 em que eles ganharam 4-0 ao Super Barcelona. Obviamente que não gostei quando ganharam ao Benfica em 89/90 (que fique claro que primeiro sou português).

Pois é, mas nessa equipa estava o polivalente Paolo Maldini, que ainda hoje joga. Terminará a carreira em Junho, uns dias antes de fazer 40 anos!!!

Hoje fez o jogo número 1000 com a camisola do Milan!!! Vinte e dois anos de dedicação a uma camisola e ao mais alto nível. Além disso, tem 127 jogos realizados com a camisola da Selecção Italiana (74 como capitão) e é o recordista do número de jogos da Série A italiana superando os 570 jogos de Dino Zoff.

O número 3, que sempre usou, foi-lhe atribuído pelo seu próprio pai, Cesar Maldini, também ele jogador do Milan, quando o convocou para a selecção de sub-21. Está confirmado que, tal como aconteceu a Franco Baresi, após o fim da sua carreira, a camisola n.º 3 do AC Milan será retirada e apenas voltará a ser vestida se um dos seus dois filhos jogar pelo clube. Todavia, parece que tal pode vir a acontecer, dado que Christian Maldini, filho de Paolo, já joga nas camadas jovens do clube.

A nível de títulos Maldini ganhou 7 Scudettos, 5 Champions Leagues, 5 Supertaças de Itália, 2 Taças Intercontinentais, 1 Taça de Itália e 1 Taça Mundial de Clubes - Notável. E ainda afirmou que antes de Junho, gostaria de ganhar mais uma Liga dos Campeões.

Já chega Maldini. Vai descansar e deixa os outros ganhar alguma coisa. Espero que esta seja ganha pelo nosso FC Porto.

"O defesa perfeito"- Fábio Capelo
"Ele não é um símbolo do Milan. Ele é o Milan" - Galliani

Sem comentários: