11 fevereiro 2008

O desencantamento em betão


[imagem gentilmente cedida por Marco Gomes]

Da primeira vez que cheguei à Vila de Cabeceiras de Basto, há mais ou menos 7 anos, lembro-me bem de ter ficado pasmado com a imponência do Mosteiro de São Miguel de Refojos. É um monumento de dimensões consideráveis, enquadrado numa praça ampla, em que os prédios circundantes eram todos muito menos volumosos. Ao mesmo tempo, o traço barroco deu-me uma noção de proximidade com a minha cidade, Braga, rica nesta arquitectura. Os anos foram passando e já perdi a conta das vezes que voltei àquela vila, que como qualquer local, tem a dinâmica própria de crescimento. O terreno ao lado do mosteiro foi completamente reabilitado, e bem, as estradas mudaram, a rotunda Europa nasceu e apareceram os primeiros semáforos. Nasceu também o novo centro de saúde que imediatamente foi sufocado com prédios.... Mas o pior ainda estava para vir: a urbanização que a foto ilustra. Construir mesmo junto ao mosteiro, numa rua (ou avenida) mais elevada, fez com que a imponência da desproporção daquele monumento morresse. Os interesses imobiliários sobrepuseram-se aos séculos de uma harmonia perfeita da paisagem urbana com a Natureza.

3 comentários:

koolricky disse...

Quando la estive tambem reparei e ate perguntei se aquilo tinha dedo do Mesquita...

Anónimo disse...

É realmente muito triste chegar a uma das Vilas mais bonitas do Minho e depararmo-nos com aquelas aberrações!
Aquela caracteristica unica nessa Vila, o facto de se ver da praça o alto do monte perdeu-se completamente; Será que só alguns se apercebem disso? Os Cabeceirenses ainda não se aperceberam disso? Será que nas próximas eleições não haverá um cartão vermelho? a ver vamos.

Marco Gomes disse...

Todos ou quase todos projectos de mau urbanismo são sempre baseados na debilidade dos PDMs.

E este não é diferente.

Este País tem de ser célere e responsável de modo a que nenhum PDM demore cerca de dez anos para ser definido e aprovado.