10 março 2008

Café Scientifique Braga - Março

Segunda, 10 de Março de 2008, 21h30
Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, Braga

Doenças do comportamento alimentar: doenças do nosso tempo?



Doutora Lúcia Soares

Médica Especialista em Psiquiatria


Dietas e alterações das vivências da corporeidade. A Anorexia e a Bulimia Nervosas e outros distúrbios do comportamento alimentar, definição, etiologia, manifestações e sintomas, seu tratamento, evolução e prognóstico. Estes serão alguns dos ingredientes que estimularão a conversa nesta sessão.

4 comentários:

osso disse...

será que a obesidade não poderá ser considerada uma doença do comportamento alimentar (e não só)?
Uma doença do nosso tempo, é-o sem quaisquer dúvidas

Francisco Rodrigues disse...

Na psiquiatria apenas se consideram doenças de comportamento alimentar a anorexia e a bulimia. Mas também se falou da obesidade na sessão de ontem.

osso disse...

sim, sei que apenas essas 2 doenças se enquadram no âmbito da psiquiatria. mas nos dias que correm a obesidade ainda não é uma doença psiquiátrica (nem "nunca" o chegará a ser) pois tem uma componente metabólica muito grande.
mas será que não haverá nada, no foro psiquiátrico, que possa levar à obesidade (ou cause mais propensão). penso que será uma vertente com algum potencial (não sei se existem alguns estudo nesta area), apesar de me afastar das patologias que envolvem a mente.

koolricky disse...

Há vários campos de investigação que ligam o cérebro e os padrões de alimentação. Inclusivé, um receptor de melananina, MC4R, está envolvido nas respostas afectivas mas também na cadeia de acção da leptina, uma enzima segregada pelas células gordurosas que tem um efeito na alimentação e na regulação do apetute...