17 abril 2008

Edward Lorenz

O matemático e meteorologista norte-americano Edward Lorenz, "pai" da Teoria do Caos, morreu hoje, aos 90 anos, na sua casa em Cambridge, no Estado de Massachusetts. Edward Lorenz era professor no Instituto Tecnológico de Massachusetts quando desenvolveu o conceito científico, conhecido por "efeito borboleta" ou Teoria do Caos, de que pequenos efeitos levam a grandes mudanças. A seu ver, qualquer coisa tão minúscula como uma borboleta a bater as asas no Brasil muda o movimento constante da atmosfera, a ponto de gerar tornados no Texas. A descoberta do "caos determinístico" trouxe "uma das mais dramáticas mudanças no modo de encarar a natureza desde Isaac Newton [que descreveu a lei da gravitação universal]", considerou a comissão que galardoou Lorenz, em 1991, com Prémio Quioto, para as Ciências Básicas. Edward Lorenz surgiu com o conceito da "Teoria do Caos" nos anos 60 através dos seus hábitos de trabalho meticulosos, segundo um dos seus antigos estudantes. in RTP



in the butterfly effect - Moonspell - por Professor João Paixão Telhada, FCUL

7 comentários:

NA disse...

Sem esquecer também o famoso "atractor de Lorenz".

koolricky disse...

que era...

NA disse...

O Atractor de Lorentz é um modelo matemático desenvolvido por Lorenz, que pretende estudar movimento de fluidos por convecção. A partir das equações de Navier-Stokes (equações que descrevem fluídos), Lorenz criou um modelo (sistema dinâmico) para descrever os movimentos de convecção na atmosfera (o ar é um fluído).

Francisco Rodrigues disse...

E as imagens, tal como me mostraste nuno, parecem mesmo uma borboleta.

Francisco Rodrigues disse...

aqui

NA disse...

Sim, mas atenção que o efeito borboleta é algo ligeiramente diferente.

Um sistema caótico é caracterizado por uma elevada sensibilidade às condições iniciais, ou seja, pequenas variações nas condições iniciais alteram o comportamento do sistema. Assim, e a título de exemplo, Edward Lorenz referiu que o bater das asas de uma borboleta na China poderia provocar um tornado nos Estados Unidos (os países agora referidos foram escolhidos por mim, não sei ao certo quais usou...).

Na prática, o atractor de Lorenz é um exemplo disso, para determinadas condições iniciais, o sistema tem um comportamento que leva às "ditas" imagens.

Francisco Rodrigues disse...

E o facto de termos aquela pequena demonstração num álbum de heavy-metal português vendido no mundo inteiro?? À frente;)