03 abril 2008

Lisboa na Al Jazeera

A gigantesca cadeia de televisão Al Jazeera tem um programa regular intitulado: "People & Power". No dia 19 de Janeiro, o programa foi dedicado à cidade de Lisboa, mais precisamente, a José Sá Fernandes, segundo eles o "homem que fez cair o castelo de cartas".

Neste programa, Portugal é apresentado como um dos países mais pobres da Europa ("Portugal is one of Europe's poorest countries") e Lisboa como uma cidade que no passado foi capital de um grande império e hoje, completamente destruída, está cheia de imigrantes clandestinos e corrupção. No seguimento do programa apresentam então "o homem", José Sá Fernandes, como o único que foi capaz de denunciar ilegalidades na câmara de Lisboa e tentar pôr fim à corrupção.

Não vou aqui discutir a veracidade ou não da reportagem, muito menos fazer juízos de valor sobre o vereador Sá Fernandes. Muitos poderão dizer que se tratou de uma reportagem "publicitária" do bloco de esquerda, mas penso que, como diria Pacheco Pereira: esta não é a questão essencial...

Num momento em que Portugal tenta cativar investimento externo para recuperar a economia e tendo o governo feito uma aposta no turismo como uma dessas fontes de receita externa, programas como este, em nada contribuem para a imagem do país e dos seus habitantes. Pessoalmente senti-me envergonhado com a notícia. Nos arquivos da minha memória encontrei os comentários que fiz no passado a programas semelhantes sobre o Brasil que, apesar de ser um país emergente, ainda é classificado de terceiro mundista.

Apenas como nota final gostaria de levantar uma questão: A empresa em causa é a BragaParques, será que nada podemos fazer para obrigar a tirar o "Braga" do nome?

P.S. A primeira e segunda parte do programa podem ser vistas no YouTube.

3 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Já não é a primeira vez que uma reportagem desse tipo é vista por milhões de pessoas. Há cerca de um ou dois anos, vi uma do género na TVE Internacional. Mostraram verdades, muitas verdades.

koolricky disse...

Pois, mas se mostrassem as verdade para todos os lados ficava a coisa mais justa...
É que, depois de ver esta reportagem, quem é que vai querer investir em Portugal?

Anónimo disse...

Leído en Blog Italiano: La Spagna é la latrina d´Europa