10 julho 2008

Joseph Blatter - a prova

Joseph Blatter é a esperança para todos aqueles que não foram agraciados pelo dom da inteligência. Podem chegar a qualquer lugar, até a presidente do organismo máximo do futebol mundial, FIFA.

Segundo este pródigo senhor, os futebolistas são muitas vezes escravos dos clubes que os empregam. Isto porque, diz o presidente, os jogadores cada vez mais são obrigados a jogar nos clubes contra a sua vontade. Talvez seja por ser Suíço ou por ser ignorante mas a palavra escravo tem um significado.

Um escravo não assina por um clube. Um escravo não tem o direito de rescindir contracto se o dono não lhe pagar a tempo e horas. Um escravo não compra BMW, Mercedes, Ferraris ou por aí adiante. Mas um jogador de futebol pode fazer tudo isso. E mais! Pode pagar a sua cláusula de rescisão e ir para onde quiser!

As declarações de Blatter são uma afronta para os clubes com menos poderio económico. São um convite aos clubes maiores para que aliciem jogadores de clubes mais modestos. São um convite aberto aos tão normais episódios dos 3 clubes em Portugal para convencer um jogador e atirar às pernas do clube, cortando-lhe os dividendos que poderia obter.

Sem comentários: