13 agosto 2008

Reprovado

O que aqui vou contar nada tem de oficial ou de significativo em termos estatísticos. Mas dá uma imagem daquele que é o pior aspecto de Portugal.
Há já muitos anos que trago amigos estrangeiros para passar uns dias em Portugal. A reacção é invariavelmente a mesma. Adoram. Dizem que querem voltar. Pelo que me disseram gostam muito das maneiras Portuguesas, que não sendo as mais cuidadas, são as mais sinceras, gostam da comida, do sol, da cerveja e das paisagens. Quando lhes pergunto o que não gostam em Portugal é curioso. Todos me dizem que não gostam das casas de banho. Todos me dizem que acham inadmissível que um café tenha uma casa da banho que cheire pior que uma fossa. Todos me dizem que o cheiro a mijo de dias lhes dá um bocado a volta ao estômago depois de beberem umas cervejas e comerem um camarão.
Pode ser uma preciosidade mas há um ditado Inglês que diz que se queres conhecer o teu vizinho visita a casa de banho e saberás quem ele na realidade é. Os Portugueses até são asseadinhos. Mas as casas de banho, essas, são do pior que já vi, muito na linha do que encontrei em Marrocos quando lá fui (fotografia acima).

Sem comentários: